Ivo Aparecido Franco
Antes que alguém possa pensar que simpatizo com Donald Trump, desde já digo que não. Aqui, simplesmente vou analisar o lamentável incidente ocorrido dentro da Casa Branca, que chocou o mundo. Quem não viu, dê um pulo no You Tube e veja a conversa ocorrida, a vergonha mundial protagonizada por Volodymyr Zelensky. Lembrando que tudo o que disser aqui, não provém de simpatia por A ou B, mas sim de uma análise acerca da possibilidade de uma Terceira Guerra Mundial, algo de que falam tanto.
Não haverá Terceira Guerra, no que depender de Donald Trump. Não sei bem o que o motiva, como disse, não é uma figura com a qual simpatizo, simplesmente analisarei os elementos do caso. Vamos a eles:
Trump é simpático a Vladimir Putin. O histórico de conversas entre os dois é antigo e Vladimir já chegou a dizer que acha Trump “brilhante”, portanto são amigáveis. O presidente dos Estados Unidos, além disso, já terminou com a guerra no Iraque, que vinha de longa data. Portanto, seja por economia ou por convicção, o presidente dos EUA não parece ter disposição para guerras.
Fora estes fatores, do ponto de vista da geopolítica, a situação não é boa para os Estados Unidos. Os BRICs têm ganhado força. Duas das maiores potências mundiais estão contra os EUA. Por maior que seja o poderio bélico americano, não seria suficiente contra a força de China e Rússia. Provavelmente estamos prestes a ver o sumiço do dólar enquanto moeda mundial, o tempo vai dizer.
A terceira Guerra Mundial não vai ocorrer, ao menos nesse momento. Tanto os EUA quanto a Europa sabem que eventualmente só haveria prejuízo com algo desse tipo. Já Zelensky, aprendeu da pior forma possível que na geopolítica global, ou você está com as “cartas nas mãos”, ou nada feito. A cena ocorrida na Casa Branca foi vexatória, digna dos maiores esporros que um professor poderia dar num aluno. Se a guerra da Ucrânia deveria parar? Sim, deveria. Não há motivos para continuar perdendo vidas humanas. A Ucrânia nunca vai fazer frente para a Rússia, do ponto de vista militar. Os EUA nunca vão ajudar realmente. Entrar em algo assim, significaria, aí sim a Terceira Grande Guerra e isto está fora de cogitação. Basta observar que na primeira e segunda guerras mundiais, os envolvidos entraram para defender os próprios interesses, nunca o dos outros. Ninguém deve imaginar que os Estados Unidos vá fazer algo do tipo para defender a Ucrânia. O que existe é uma tendência de que Trump e Putin fatiem entre si o que sobrou dos recursos econômicos daquele país. Quanto à guerra da Ucrânia, acabou. Não há como resistir mais tempo sem ajuda externa!