Sexta, 09 de Maio de 2025
20°C 27°C
São Bernardo do Campo, SP
Publicidade

Prefeito delegado é o primeiro de SP a ter Polícia Municipal legalizada

Logo após decisão do STF quanto às novas atribuições da Guarda Civil no País, Eduardo Boigues, do PL, encaminhou projeto de lei à Câmara; aprovação unânime aconteceu nessa terça-feira (25/2), fazendo com que Itaquaquecetuba-SP largasse à frente até mesmo da capital paulista

Por: Redação
01/03/2025 às 00h33
Prefeito delegado é o primeiro de SP a ter Polícia Municipal legalizada

Itaquaquecetuba-SP elevou a categoria da sua guarda à Polícia Municipal. Com isso, a cidade segue, em tempo recorde, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autoriza os agentes a realizar ações de segurança urbana.

Tão logo saiu a deliberação por parte da Alta Corte, o prefeito de Itaquá, Delegado Eduardo Boigues, do PL, encaminhou projeto de lei à Câmara, que, por unanimidade, aprovou a mudança na sessão dessa terça-feira (25/2). Nesta quarta (26/2), o Diário Oficial (DO) do Município publicou a lei complementar 403, sancionada pelo liberal.

A partir de então, os agentes municipais de Itaquá estarão credenciados para o patrulhamento comunitário e blitze, para intervirem diretamente em crimes e para fazerem prisão em flagrante. Sem o resguardo jurídico, a corporação estava restrita à proteção patrimonial e à ronda preventiva - o que muda, agora, com as novas normas do STF.

Boigues é formado em Direito e foi admitido no concurso público para delegado de Polícia do Estado de São Paulo aos 24 anos. Com mais de 20 anos de atuação na área, disputou a eleição para prefeito de Itaquá em 2020 e foi eleito justamente com a bandeira da Segurança e a meta de reduzir os indicadores de criminalidade. No pleito de 2024, o liberal se reelegeu com 92,9% dos votos válidos, maior índice do Brasil entre colégios eleitorais com segundo turno.

"Nossa cidade era conhecida como uma terra sem lei. Investimos pesado na Guarda Civil Municipal (GCM), com equipamentos, nova sede e a reorganização da atuação dos agentes. Agora, avançamos mais um passo; estamos amparados pela lei. Nossos policiais municipais podem atuar de forma ostensiva no combate ao crime em Itaquaquecetuba", destaca o delegado.

Foto

Boigues tem sido implacável, desde o primeiro mandato, em ações para aumentar a segurança dos cidadãos e combater a criminalidade. Entre as medidas adotadas pela administração nos últimos quatro anos estão a setorização da Segurança com grupos de atuação distinta, como a Guarda Ambiental; o aumento do efetivo de agentes nas ruas; além de reforço com a aquisição de equipamentos, como coletes à prova de balas e fuzis.

Linha dura
O prefeito também escolheu a dedo o comandante da GCM. Reconhecido, a exemplo de Boigues, por ser linha dura contra o crime, o tenente-coronel da Polícia Militar (PM) Anderson Caldeira segue à frente da recém-criada Polícia Municipal de Itaquá.

Ponto final no pancadão
A gestão do liberal também colocou um ponto final na perturbação do sossego da população com o "Tempestade" - um caminhão blindado da GCM que auxilia na dispersão de bailes funk e de pancadões nas ruas, ao lançar jatos d'água a longas distâncias.

Pioneirismo
Com a aprovação e a sanção da lei da Polícia Municipal, Itaquá sai à frente de municípios como Guarulhos, São Bernardo do Campo, Santos e até da capital paulista. Nesta última, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) anunciou que ainda deve enviar projeto de lei à Câmara, para ajustar a atuação de sua Guarda Civil Metropolitana (GCM).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Eleições 2026 Há 2 dias

Ex-prefeito de Santo André-SP, Paulo Serra cresce quase 2 pontos em pesquisa para Governo de SP

Tucano chega a pontuar 7,1% no cenário estimulado, segundo levantamento da Paraná Pesquisas, ultrapassando players como o atual vice-governador, Felício Ramuth (PSD), e o presidente da Alesp, André do Prado (PL)

INSS Há 3 dias

Deputada quer beneficiários avisados individualmente pela Previdência sobre golpe do INSS e restituição

Rosana Valle (PL-SP) requereu a Ministério que informe cada aposentado e pensionista do Brasil quanto aos descontos sindicais suspeitos, seja por telefone, e-mail, carta-registrada, ou busca ativa; para parlamentar, União tem obrigação neste processo

Dia do Trabalho Há 5 dias

Vereador quer exame toxicológico para todos os servidores que lidam com crianças em São Paulo

Projeto de Adrilles Jorge (União Brasil) exige que educadores, psicólogos, assistentes sociais, conselheiros tutelares, e outros profissionais da Saúde, da Cultura e do Esporte renovem periodicamente análise clínica para permanecerem no cargo; texto também prevê a não contratação de condenados na Justiça

Estoques Há 1 semana

Deputada quer o triplo de folgas para o trabalhador que doar sangue

Atualmente, doadores têm direito a uma ausência justificada no trabalho por ano; proposta de Rosana Valle (PL-SP) também prevê uma folga a cada dois meses para quem doar plaquetas

ABC Há 2 semanas

Paulo Serra aposta em aproximação e cumpre agenda com Kassab no ABC

Secretário de Governo de Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) esteve com o presidente estadual do PSDB de São Paulo e ex-prefeito de Santo André-SP, na Associação Comercial e Industrial do município; agenda foi seguida de almoço com presidentes das Associações Comerciais das sete cidades da região