A tatuagem é simplesmente uma gravação de imagens ou textos na pele, geralmente de forma permanente. O termo se originou em língua polinésia, com base no termo “tatau” (“marca realizada na pele”).
A tatuagem, é uma ancestral atitude de mudança física praticada em todo o planeta. Antigamente ela não tinha como propósito embelezar o corpo, mas sim sinalizar um ritual de passagem, tais como o nascimento, a chegada da adolescência, o momento da reprodução e a morte.
Mitos e Verdades
O pelo não volta a crescer no local da tatuagem? Mito. Depois da fase de cicatrização da tatuagem o pelo retoma o seu crescimento normalmente.
Usar pomadas anestésicas para tatuar diminui a dor? Mito. O uso de pomadas anestésicas não é recomendado para quem quer tatuar por dois motivos. O primeiro é que a legislação brasileira determina que apenas médicos e dentistas podem administrar anestésicos e, segundo, porque a arte a ser tatuada pode ficar prejudicada com o uso destes produtos.
O sol pode estragar a tatuagem? Verdade. A radiação UV prejudica a cicatrização da tatuagem e danifica a pigmentação da pele. Escolher um protetor solar para tatuagens é indispensável na praia ou piscina e sempre que estiver na rua.
Há partes do corpo onde dói mais fazer tatuagem? Verdade. Cada parte do corpo reage de uma forma diferente. A área tatuada pode abranger ossos, músculos, cartilagens ou veias, por isso, é normal que a dor seja muito mais intensa em algumas partes mais sensíveis do corpo.
O que fazer para ter uma tatuagem bonita?
Procure sempre bons profissionais.
Passe protetor solar, mesmo depois de muito tempo em que ela foi feita.
Limpe a tatuagem diariamente com creme próprio para esse fim.
Hidrate a pele sempre a pele, bebendo muita água.
Evite o contato com a água clorada, pelo menos nos primeiros meses.