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Gol GTS foi grande sucesso entre as décadas de 80 e 90; atualmente é considerado um clássico da indústria automobilística brasileira

O Gol GTS surgiu em 1987, é herdeiro do GT e deu origem ao Gol GTI, o primeiro carro nacional com injeção eletrônica.

Por: Redação Fonte: Redação com agências
16/03/2023 às 17h54 Atualizada em 16/03/2023 às 18h46
Gol GTS foi grande sucesso entre as décadas de 80 e 90; atualmente é considerado um clássico da indústria automobilística brasileira
Foto: Matheus Brito - M7 Films

O capô do Gol GTS é alguns centímetros mais baixo que seu antecessor, tendo ainda faróis retangulares levemente inclinados e piscas de lente branca envolventes nas laterais.

A grade retangular de acabamento preto tem dois frisos horizontais junto ao logotipo VW em preto. O para-choque é envolvente, incorporando filetes vermelhos, suportes para os faróis de milha e faróis de neblina novos, integrados ao conjunto todo preto.

O formato frontal foi estendido para as laterais, que ganharam uma moldura protetora de mesmo acabamento e com filetes vermelhos.

A traseira tem lanternas horizontais maiores e com extensão das lentes em direção à placa, oferecendo ao conjunto uma aparência mais consistente. O nome Volkswagen ao lado do logotipo era uma característica da época, assim como a designação do produto adesivado na tampa do bagageiro.

Antena elétrica, calhas de chuva e vidros verdes são outros itens presentes no exterior, bem como o para-brisa degradê e o desembaçador elétrico do vidro traseiro que disponibiliza lavador e limpador.

As rodas de liga leve aro 14 polegadas no Gol GTS tem acabamento integral diamantado, com círculos de refrigeração e cobertura (com chave) para ocultação e proteção dos parafusos. Os pneus são de medida 185/60 R14.

O tanque de gasolina tem capacidade para 55 litros e o motor é um potente AP-1800S com propulsor de quatro cilindros refrigerado a água, carburador de corpo duplo, comando acionado por correia dentada, pistões de 81 mm e seu longo curso de 86,4 mm.

Com 1.781 cm3 e taxa de compressão de 12:1, o AP-1800S dá ao Gol GTS uma relação peso-potência de 9,70 kg/cv e uma potência específica de 55,59 cv/litro.

Montado em formato longitudinal, o câmbio manual tem cinco marchas curtas.

Por dentro, a esportividade ficava evidente pelos bancos Recaro com ótimos apoios laterais, painel de instrumentos completo (que inclui vacuômetro), volante de quatro raios e revestimentos exclusivos.

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