O capô do Gol GTS é alguns centímetros mais baixo que seu antecessor, tendo ainda faróis retangulares levemente inclinados e piscas de lente branca envolventes nas laterais.
A grade retangular de acabamento preto tem dois frisos horizontais junto ao logotipo VW em preto. O para-choque é envolvente, incorporando filetes vermelhos, suportes para os faróis de milha e faróis de neblina novos, integrados ao conjunto todo preto.
O formato frontal foi estendido para as laterais, que ganharam uma moldura protetora de mesmo acabamento e com filetes vermelhos.
A traseira tem lanternas horizontais maiores e com extensão das lentes em direção à placa, oferecendo ao conjunto uma aparência mais consistente. O nome Volkswagen ao lado do logotipo era uma característica da época, assim como a designação do produto adesivado na tampa do bagageiro.
Antena elétrica, calhas de chuva e vidros verdes são outros itens presentes no exterior, bem como o para-brisa degradê e o desembaçador elétrico do vidro traseiro que disponibiliza lavador e limpador.
As rodas de liga leve aro 14 polegadas no Gol GTS tem acabamento integral diamantado, com círculos de refrigeração e cobertura (com chave) para ocultação e proteção dos parafusos. Os pneus são de medida 185/60 R14.
O tanque de gasolina tem capacidade para 55 litros e o motor é um potente AP-1800S com propulsor de quatro cilindros refrigerado a água, carburador de corpo duplo, comando acionado por correia dentada, pistões de 81 mm e seu longo curso de 86,4 mm.
Com 1.781 cm3 e taxa de compressão de 12:1, o AP-1800S dá ao Gol GTS uma relação peso-potência de 9,70 kg/cv e uma potência específica de 55,59 cv/litro.
Montado em formato longitudinal, o câmbio manual tem cinco marchas curtas.
Por dentro, a esportividade ficava evidente pelos bancos Recaro com ótimos apoios laterais, painel de instrumentos completo (que inclui vacuômetro), volante de quatro raios e revestimentos exclusivos.