Segunda, 21 de Abril de 2025
16°C 21°C
São Bernardo do Campo, SP
Publicidade

Governo federal promete plano de financiamento de produção agrícola dos povos indígenas

O compromisso foi assumido em Roraima, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, e pretende-se editar um plano de financiamento destinado à produção agrícola dos povos indígenas, dar andamento aos processos de demarcação de terras indígenas e tirar definitivamente os garimpeiros das terras indígenas.

Por: Redação Fonte: Redação com agências
16/03/2023 às 17h42 Atualizada em 16/03/2023 às 18h47
Governo federal promete plano de financiamento de produção agrícola dos povos indígenas
Foto: Matheus Brito - M7 Films

“Quando eu regressar a Brasília, eu vou reunir a Sonia (Guajajara, ministra dos Povos Indígenas) e os companheiros ministros que estão ligados à área da produção, para que a gente possa definitivamente colocar vocês dentro de um programa de financiamento da produção agrícola para que possam melhorar e aumentar a capacidade do que produzem”, anunciou o presidente em discurso na 52ª Assembleia Geral do Povos Indígenas, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, falou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu nesta segunda-feira (12).

Ao comentar a poluição das fontes de água no Território Yanomami, em Roraima, contaminado pelo uso do mercúrio no garimpo ilegal na área, Lula disse também que começaria a construção de poços artesianos para que os indígenas da região tenham acesso a água potável.

O povo Yanomami foi abatido por intensa crise humanitária e sanitária. Mais de 20.000 garimpeiros invadiram a reserva indígena, levando doenças, abuso sexual e violência armada que aterrorizaram os yanomami, estimados em cerca de 28.000.

Diante do quadro, o governo federal declarou emergência médica e declarou tolerância zero para o garimpo em terras indígenas, protegidas pela Constituição.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários