A cidade de São Bernardo será palco de ações gratuitas do Projeto Sinais, destinado a crianças – a partir dos seis anos -, adolescentes, adultos e idosos surdos, visando promover a proposta de inclusão social. Ligada ao governo federal, a iniciativa vai oferecer oficinais de cultura, esportes, Libras (Língua Brasileira de Sinais), lazer e cidadania para pessoas com deficiência auditiva. As aulas irão ocorrer em dezembro no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib (Avenida Kennedy, 1.155, bairro Anchieta).
O Projeto Sinais, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer de São Bernardo, reserva, ao menos, 70% das vagas para participação de pessoas com deficiência auditiva. Tem como objetivo assegurar desenvolvimento, autonomia e integração da pessoa surda, por meio de políticas públicas de inclusão. As ações são voltadas, especialmente, àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Além da prática esportiva, que compreende as modalidades de futsal, handebol, vôlei, ginástica e atletismo, os inscritos poderão participar de oficinas culturais (teatro, desenho e musicalidade), oficinas de cidadania e aulas de Libras.
São Bernardo foi inserido no primeiro bloco de municípios contemplados pelo Sinais por apresentar, de acordo com dados do governo federal, maior número de surdos dentro de programas de transferência de renda. A lista da etapa inicial desta iniciativa envolve, além de São Bernardo, as cidades de Salvador (Bahia), Araucária (Paraná), Abaetetuba (Pará) e Aparecida de Goiânia (Goiás). O Brasil tem, atualmente, 10 milhões de surdos. Segundo a Secretaria Especial do Esporte, 39% estão no Sudeste.
“É uma ação pioneira, importante, de integração e valorização da pessoa surda, em uma parceria que registra todo apoio da Prefeitura de São Bernardo. Trata-se de programa modelo de promoção e de incentivo à melhoria da qualidade de vida, com a prática de atividades esportivas e culturais adaptadas, contando com auxílio de profissionais especializados”, pontuou o prefeito Orlando Morando.
A estimativa é que o projeto atenda, inicialmente, 100 participantes. As inscrições, já abertas, devem ser feitas até 30 de novembro pelo link https://forms.gle/TYLx4pi91nWyw9ej7. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 2630-7433.
CURSOS ESPORTIVOS
Em outra linha de atuação da Secretaria de Esportes e Lazer, a Prefeitura abriu inscrições para matrícula em cursos esportivos de 2023. As oportunidades abrangem vagas para os programas “Corpo em Ação” e “Hora do Treino”, ministradas por profissionais de Educação Física efetivos do município.
Para o público adulto, a partir dos 18 anos, as atividades desenvolvidas “Corpo em Ação” compreendem ginástica, hidroginástica, alongamento, yoga, tai chi chuan, pilates, ginástica funcional, entre outras ações. Já o “Hora do Treino” oferece cursos de iniciação esportiva, direcionados às crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 17 anos, e engloba a iniciação nas modalidades de futsal, vôlei, basquete, handebol, badminton e natação.
As inscrições, abertas, devem ser formalizadas pelo site: https://www.cursosesportivossbc.com/, para matrículas gratuitas.
Texto: Fábio Martins / Fotos: Omar Matsumoto/PMSBC