A TVT (TV dos Trabalhadores) avança com a produção de episódios da série À Flor da Pele, projeto que tem como objetivo retratar experiências de vida, superação e autossuficiência a partir da organização social de grupos de regiões periféricas do Brasil.
Composto por 13 capítulos, de 30 minutos cada, nesta fase o projeto retratou o cotidiano de famílias do Quilombo de Kaonge, no Recôncavo Baiano, a cerca de duas horas de Salvador.
O local, abriga comunidades remanescentes quilombolas, destaca-se pela multiplicidade cultural, com manifestações e práticas religiosas que caracterizam a identidade única do território.
As filmagens retrataram a Festa da Ostra, cultivo de ostras, navegação sob sol forte pelo Rio Paraguaçu, ruínas históricas, preparação do azeite de dendê com ervas, samba de roda, reunião com lideranças quilombolas e depoimentos ricos em ancestralidade e espiritualidade.
"No Recôncavo Baiano, retratamos experiências de comunidades quilombolas do Vale do Iguape, remanescentes dos engenhos de açúcar da época da escravidão", afirma Bruno Carneiro, diretor de programa.
Neste episódio, a produção apresenta o Conselho Quilombola Vale do Iguape, a organização social, política e as experiências de economia solidária que asseguram a sobrevivência das famílias.