Sexta, 27 de Maio de 2022
24°

Poucas nuvens

São Bernardo do Campo - SP

Entretenimento CIRCO

FIC – Festival Internacional de Circo está de volta!

De 23 de março a 17 de abril, o público poderá prestigiar a arte circense em diversos bairros da capital paulista. Também haverá uma mostra online para curtir diretamente de casa

23/03/2022 às 01h53
Por: Redação
Compartilhe:
FIC – Festival Internacional de Circo está de volta!

FIC POR DENTRO

Respeitável público, prepare-se: a partir de 23 de março, São Paulo sediará o FIC – Festival Internacional de Circo – 4 Edição, realizado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Associação dos Amigos do Centro de Memória do Circo. Arte, cultura, expressão, cores e malabares estarão espalhados em diversos pontos da cidade, de norte a sul, leste a oeste. A programação vai até 17 de abril, e conta com espetáculos, mesa de debates e oficinas. Toda a programação poderá ser conferida no site: www.festivalinternacionaldecircosp.com

Esta quarta edição do Festival Internacional chega após intensa movimentação da categoria. O FIC é um Festival conhecido por ser pensado e realizado por artistas e representantes da Arte Circense, dispostos a fortalecer e conquistar políticas públicas para esse segmento. Esta edição é uma conquista da classe, e também o evento mais esperado pela categoria por propiciar visibilidade e reconhecimento, além de gerar trabalho e renda para um número excepcional de trabalhadores da cultura.

Na ribalta do FIC – Festival Internacional de Circo – 4.ª Edição, mãos femininas, as mesmas mãos que estiveram nos bastidores e picadeiros dos Circos em edições anteriores, estão à frente, administrando todas as questões de produção, concepção, curadoria e direção. Com esta sensibilidade, o festival pela primeira vez vai para todas as regiões da cidade, levando a arte circense para diversos bairros, inclusive para a periferia.

O FIC – Festival Internacional de Circo – 4.ª Edição contará com 71 atrações, que estarão espalhadas por toda a cidade e também disponíveis online. Entre os locais que receberão a programação estão o Centro de Memória do Circo, Tendal da Lapa, Teatro Flávio Império, Comunidade Cultural Quilombaque, Teatro do Contêiner e praças públicas da periferia. No dia 27 de março, data em que se comemora o Dia do Circo, o FIC realizará uma ação inédita, proporcionando espetáculos gratuitos para a população em todas as Lonas de Circo presentes na Cidade de São Paulo. O festival fechou uma parceria com o Planet Circus, o Las Vegas, o Circo de Roma, Circo Miller, Orion Circus e o Circo Mix, reservando 100 ingressos em cada um deles. Neste dia tão significativo, crianças de todas as idades poderão se divertir com palhaçadas, malabarismos, equilibrismos e mágicas sem gastar um real.

Outros destaques da programação são os espetáculos criados com exclusividade para o FIC – Festival Internacional de Circo – 4.ª Edição, entre eles "Ponto e Linha", que traz para a cena uma criativa interação entre artistas gordos e magros. Já "Salto Alto" mescla diferentes técnicas circenses e muito humor para valorizar as mulheres reais e poderosas, que mesmo sofrendo algum tipo de preconceito, entende que deve levantar a cabeça e seguir com orgulho de quem é. Também tem "As Pretas Ditas", que apresenta o universo das mulheres pretas, o cotidiano da guerreira, da mãe, das forças da natureza como a água doce e o trovão. Com uma narrativa doce e fluída, o espetáculo leva ao público números circenses para ilustrar esse momento de empoderamento que as mulheres pretas estão vivendo.

O Circo além dos picadeiros

Além dos espetáculos presenciais, o público poderá prestigiar atrações online através do canal oficial do festival no Yotube: https://bityli.com/FlNcb. São documentários, espetáculos e outras obras sobre o atual momento do circo no Brasil e no mundo, que investigam e abordam temas importantes como a negritude, transgeneridade, situação política e a mulher. Entre os artistas e grupos que que terão seus trabalhos exibidos estão Coletiva Caixa de Pandora, Los Nadies Circo, Colectivo La Patagollina, Ninha Almeida, Eliza Nilaja, Cia do Sufoco, Cie L'Oublié(e) e Cia Fundo do Mundo.

SERVIÇO

O quê: FIC - Festival Internacional de Circo – 4ª Edição

Quando: 23 de março a 17 de abril

Para quem: Crianças de 0 a 200 anos são bem-vindas

Quanto: Grátis – Os ingressos são distribuídos com 01 de antecedência

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários