Sexta, 27 de Maio de 2022
24°

Poucas nuvens

São Bernardo do Campo - SP

Brasil Dia Delas!!!

Dia Internacional da Mulher: Mulheres compõem mais de 50% do público que frequenta a Fundação das Artes

07/03/2022 às 22h54
Por: Redação Fonte: FDA
Compartilhe:
Dia Internacional da Mulher: Mulheres compõem mais de 50% do público que frequenta a Fundação das Artes

As mulheres têm ocupado um espaço cada vez maior no mercado de trabalho e no setor cultural, não é diferente: de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), desde 2014, a participação das mulheres no setor cultural cresceu 3,1 pontos percentuais (p.p.) e chegou a 2020 com o maior índice, representando 49,5% das pessoas ocupadas.

Na Fundação das Artes de São Caetano do Sul, uma das mais antigas instituições de ensino e difusão artística, a equipe é predominantemente feminina, com as mulheres ocupando mais de 50% dos postos de trabalho no setor administrativo e de ensino nos Cursos Técnicos e Livres oferecidos na instituição.

Do corpo docente altamente capacitado, 55% das mulheres atuam na Música, 19% na Dança, 16,6% em Teatro e 8,3% nas Artes Visuais. 41,6% dessas profissionais possuem especialização em suas áreas (mestrado, doutorado e pós-graduação).

 

 

 

 

Nos programas Fundação das Artes Mediotec e FIC, que oferecem cursos de Teatro e Canto a alunos da rede pública de ensino, as mulheres também representam 70 e 60% do total das equipes da área administrativa e de docência, respectivamente.

As mulheres também são maioria entre os alunos matriculados. Um levantamento realizado pela Fundação das Artes em agosto de 2021 para avaliar o perfil da comunidade escolar nas quatro linguagens artísticas (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) e nos programas federais verificou que 56% das matriculas foram realizadas por mulheres interessadas em aprimorar suas habilidades no segmento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários