Sexta, 27 de Maio de 2022
24°

Poucas nuvens

São Bernardo do Campo - SP

Esportes Bairro Assunção

Prefeitura de São Bernardo entrega revitalização do Centro Esportivo do bairro Assunção

Intervenções no local envolveram reforma geral de equipamentos e aperfeiçoamento de acessibilidade

10/02/2022 às 20h06
Por: Redação Fonte: PMSBC
Compartilhe:
Prefeitura de São Bernardo entrega revitalização do Centro Esportivo do bairro Assunção

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, entregou, na tarde desta quinta-feira (10/2), o Centro Recreativo Esportivo Especial (Creeba) Luiz Bonício, no bairro Assunção, totalmente revitalizado. As intervenções envolveram reforma completa do equipamento, voltado principalmente a atividades esportivas e de lazer para pessoas com deficiência.

Entre as principais obras, está a melhoria de acessibilidade nos espaços do equipamento. Foram feitas reformas geral da piscina aquecida, com instalação de novos corrimãos e acessórios para pessoas com deficiência; reforma geral dos equipamentos da casa de máquinas; reforma do piso da quadra e implantação de nova iluminação em LED; reforma do sistema elétrico e hidráulico; adequação de acessibilidade em todo o centro esportivo; implantação de vestiário privativo para crianças e jovens com deficiência, que permite acompanhamento de pais ou responsáveis; implantação de novo paisagismo externo com melhoria da iluminação, além de pintura geral; e reforma completa da quadra poliesportiva.

A revitalização do Creeba Assunção faz parte de série de investimentos na área de Esportes e Lazer. O espaço, que oferece diversas atividades às pessoas com deficiência, estava sem receber melhorias havia 25 anos. O valor total de investimento foi de R$ 145 mil, oriundos exclusivamente de recursos municipais.

Durante a solenidade, Morando se disse surpreso positivamente com o resultado da reforma e explicou que a gestão precisou priorizar investimentos durante os últimos anos para organizar a casa e viabilizar a revitalização de equipamentos como esse. “A inclusão é uma obrigação. Eu assisti aos jogos da Paraolimpíada e vi a superação e o exemplo desses atletas. O que nos cabe, enquanto poder público, é motivar e dar espaços dignos e adequados para as pessoas com deficiência”.

O secretário de Esportes e Lazer, Alex Mognon, ressaltou a preocupação da administração com os espaços do setor e a inclusão dos usuários dos equipamentos. “Essa é só mais uma de tantas obras que entregamos nos últimos anos. Hoje, São Bernardo só tem dois locais que precisam de revitalização, sendo que um deles já está passando por melhorias. Nos próximos dias, todos os ginásios e equipamentos de esporte estarão revitalizados”, comemorou.

Jorge Cacciato, 80 anos, que é cadeirante e usuário do centro esportivo, frequenta o local há mais de uma década e agradeceu a administração por atender às expectativas dos frequentadores. “Faz alguns anos que lutamos para melhorias aqui. O prefeito se prontificou a dar andamento à reforma, mas, por conta da pandemia, tivemos que esperar um pouco mais. Hoje estamos vendo o resultado. Agora, temos tudo”. A solenidade também contou com a presença do vice-prefeito Marcelo Lima, vereadores e diversos usuários do centro esportivo.

SERVIÇO

Creeba oferece 800 vagas para crianças, adolescentes, adultos e idosos em diferentes modalidades esportivas. Para adultos e idosos, são ofertadas aulas de ginástica, alongamento, zumba e hidroginástica, atendendo com prioridade pessoas com deficiência e laudo médico. Crianças e adolescentes podem ter acesso às modalidades de vôlei, natação e natação adaptada e inclusiva.

O trabalho é realizado sob supervisão de profissionais de Educação Física com formação específica para atuar junto às pessoas com necessidades especiais, atuando dentro do princípio da inclusão. Em algumas turmas, pais e filhos realizam as atividades em conjunto.

O Creeba Luiz Bonício fica situado na Rua Benedetto Marson, 35, no bairro Assunção.

Texto: Junior Carvalho

Fotos: Omar Matsumoto/PMSBC

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários