Sexta, 27 de Maio de 2022
24°

Poucas nuvens

São Bernardo do Campo - SP

Esportes Obra

Prefeitura de São Bernardo inicia obras em alojamento anexo ao Centro de Excelência Esportiva

Prefeito Orlando Morando assinou hoje (19/1) ordem de serviço para intervenções no equipamento que acolhe atletas de alto rendimento

19/01/2022 às 21h23
Por: Redação Fonte: PMSBC
Compartilhe:
Prefeitura de São Bernardo inicia obras em alojamento anexo ao Centro de Excelência Esportiva

Com vistas na formação de atletas de alto rendimento, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, assinou nesta quarta-feira (19/1) ordem de serviço para execução de obras no alojamento anexo ao Centro de Excelência Esportiva, nas dependências da Arena Olímpica, no bairro Irajá. O espaço tem objetivo de acolher atletas nas modalidades de judô e atletismo. Depois de fase de licitação, etapa já concluída, o prazo de entrega das intervenções está previsto para ocorrer no fim de março.

O equipamento será completamente reformado e mobiliado, passando por reestruturação diante de aporte integral do Estado – medida ocorre por meio de convênio firmado entre o Executivo municipal e o governo de São Paulo. O investimento envolve valor de R$ 748,9 mil. Entre as ações estão a reforma do telhado, manutenção das redes hidráulica e elétrica, substituição de portas e janelas, bem como a reposição de vidros, pintura geral e adequação completa de acessibilidade.

Esse espaço do centro era subutilizado. Tão ruim quanto não fazer é fazer e não usar. O alojamento estava abandonado. Vamos reformar e daqui 60 dias teremos equipamento completo, 100% estruturado para receber os atletas. Não é só discurso, é ação prática. A obra começa amanhã. A cidade antes tinha marca negativa que, por vezes, é atrelada ao poder público: data para começar, mas não para terminar. Está errado. Até final de março teremos o alojamento pronto para que os atletas possam aqui se alojar, permanecer e treinar em São Bernardo. Não é conquista somente do município. É conquista para o Estado e para o País”, pontuou o prefeito Orlando Morando.

Atualmente, 110 atletas utilizam o Centro de Excelência como espaço de treinamento. Visando promover atividades esportivas de alta performance para novas gerações de campeões na cidade, o local, inaugurado em agosto com presença do governador João Doria, abriga 70 atletas na modalidade de judô, além de outros 40 do atletismo, entre 15 e 21 anos. O Estado entrou com investimento total de R$ 5,4 milhões no projeto, que teve início efetivo de uso do equipamento em 1º de dezembro do ano passado.

O anúncio da ordem de serviço ocorreu em evento que contou com as presenças do secretário paulista de Esportes, Aildo Rodrigues Ferreira, da deputada estadual Carla Morando e do presidente da Federação Paulista de Judô, Alessandro Panitz Puglia, além de atletas participantes do projeto e medalhistas olímpicos do judô, entre eles, Henrique Guimarães, bronze em Atlanta (1996), e Luiz Onmura, bronze em Los Angeles (1984), além de Vânia Ishii, treinadora, ex-judoca olímpica e campeã nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg (1999).

Fico emocionado de ver o resultado. Agradeço pela Prefeitura ter nos ajudado a realizar esse sonho, que é implantar Centro de Excelência de Judô e Atletismo nestes moldes. Esse projeto está eternizado, e esse é o legado que queremos deixar”, destacou Aildo, ao acrescentar que planeja expandir a proposta do equipamento para outras modalidades, incluindo São Bernardo no escopo. “Nossa proposta é ampliar (o projeto). Recebi pedido para fazermos centro de natação. Lembrei aqui de São Bernardo. Já é mais uma ideia para começarmos a desenvolver, não só na natação como em outras modalidades olímpicas para que São Paulo continue sendo celeiro recordista de medalhas olímpicas”, emendou o secretário.

HOMENAGENS

Assim como Carla Morando, o secretário estadual Aildo Rodrigues Ferreira recebeu homenagem pelo empenho na implantação do Centro de Excelência de Judô e Atletismo. Na ocasião, a Federação Paulista de Judô também fez tributo ao prefeito Orlando Morando pela iniciativa encampada no desenvolvimento do projeto pioneiro em âmbito nacional de preparação de atletas.

Texto: Fábio Martins

Fotos: Gabriel Inamine/PMSBC

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários