Terça, 25 de Janeiro de 2022
31°

Pancada de chuva

São Bernardo do Campo - SP

Economia Pequenas Empresas

Orçamento para Pequenas Empresas

É interessante que as pequenas empresas se preocupem com esse relatório?

13/01/2022 às 00h26
Por: Redação Fonte: Rebeca Guedes
Compartilhe:
Orçamento para Pequenas Empresas

Rebeca Guedes Assessoria

Para quem não está familiarizado com a utilização do termo "Orçamento" em finanças, a primeira coisa que vem a mente quando pensamos nisso é um papel que pedimos quando estamos pesquisando preço entre prestadores de serviços. Para finanças, Orçamento ou Budget é o termo usado para fazer uma previsão dos números da empresa, uma espécie de estimativa de Receita, Custos, Lucros, etc.

É comum as empresas - principalmente as grandes - fazerem orçamentos do DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício), do Fluxo de Caixa e do Balanço Patrimonial. Não é obrigatório, mas sem esses estudos é quase impossível gerir de forma robusta além de deixar os acionistas de certa forma cegos.

Mas você pequeno empresário pode se perguntar "por que eu deveria fazer esse relatório?". Você tem razão se pensou que você não tem acionistas para prestar contas, não tem nenhum presidente para mostrar os resultados, e raramente tem uma equipe para cobrar metas. Mas deixe-me dizer que não é porque sua empresa é pequena que ela tem que ser mal gerida.

Sei que essa frase parece forte, mas infelizmente quando compramos e vendemos sem direção, sem foco, somente acompanhando o grande fluxo que o mercado e a economia nos proporciona, isso é gerir mal o seu negócio pois as rédeas não está em suas mãos: o barco está a deriva. Infelizmente para finanças o velho "eu sei mais ou menos meus números" não é suficiente! É preciso ter muita consciência dos números atuais e prever os resultados futuros para conseguir ter tempo e estratégia para agir e direcionar seu negócio para onde você determinou.

"Não é porque sua empresa é pequena

que ela tem que ser mal gerida"

Para onde você quer que seu negócio vá? Já se fez essa pergunta? Você sabia que pode estipular um norte para onde deseja que sua empresa vá?

O Orçamento Financeiro além de te dar eficiência na gestão da sua empresa também pode ser usado com uma espécie de meta a ser atingida, e mesmo que você tenha poucos ou nenhum colaborador, será muito benéfico estipular metas para você e revisita-las periodicamente.

É extremamente importante manter dados financeiros da empresa mensalmente para esse orçamento ser revisitado e ajustado, afinal dificilmente acertamos 100% das estimativas. E talvez a pergunta agora seja como é possível ter o seu próprio orçamento. É possível partir do zero, sem muitos dados - e chamamos esse de Orçamento Base Zero - ou usar outras metodologias que utilizam de dados históricos e previsões mercadológicas para estimar os números. Não podemos deixar de dizer que são necessário conhecimentos em finanças para a elaboração desse relatório, caso contrário a eficiência e consistência dos números poderá estar comprometida.

Uma vez que o Orçamento está feito, é imprescindível fazer revisões, sejam mensais ou trimestrais - não recomendo tempos mais extensos - que normalmente chamamos de Forecast. É nessa oportunidade que revemos o que já aconteceu e ajustamos os próximos meses de acordo com dados Rmais atuais. Essa também é uma prática que não podemos deixar de fora para uma boa gestão.

Rebeca Guedes

Uma boa forma de iniciar e monitorar esse processo é ter o auxilio de uma Consultoria Financeira Empresarial especializada. Esse tipo de serviço olhará mais a fundo o seu negócio para constituir relatórios que poderão salvar gastos, antecipar problemas, solucionar perdas recorrentes e traçar estratégias para ganhos mais consistentes.

Sobre o autor

Este artigo foi escrito por Rebeca Guedes especialmente para os seguidores do perfil @rebecaguedes.planejamento. Atuando há mais de 10 anos na área de Controladoria e Finanças, Rebeca, é graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário FEI e Pós Graduada em Controladoria pela FGV-SP. Sua experiência consistem majoritariamente em empresas multinacionais e hoje se dedica a traduzir as práticas dessas empresas para pequenos e médios empresários.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários