Terça, 25 de Janeiro de 2022
32°

Pancada de chuva

São Bernardo do Campo - SP

Saúde Descaso

UMA VERGONHA O CONVÊNIO DA NOTRE DAME QUE ATENDE NO HOSPITAL SÃO BERNARDO

ATENDIMENTO DEMORANDO ATÉ TRÊS HORAS E MEIA PARA ATENDER O PACIENTE

21/12/2021 às 18h32 Atualizada em 21/12/2021 às 20h53
Por: Redação Fonte: Seccional da APEI/SP
Compartilhe:
UMA VERGONHA O CONVÊNIO DA NOTRE DAME QUE ATENDE NO HOSPITAL SÃO BERNARDO

Direto da Seccional da APEI/SP

 

Conforme a Lei o máximo que o paciente pode esperar na fila de espera é até trinta minutos.

Onde está o direito desses pacientes.

Isto na parte de cima esperando passar pela triagem

Aqui encima toda essa multidão, saindo daqui, lá embaixo tem mais de 100 pessoas aguardando no corredor. Segundo a enfermeira, no período da manhã chegou a ter aproximadamente 300 pessoas só no corredor debaixo.

Na parte debaixo mais gente esperando para serem atendidas

Geralmente esse local está lotado também.

Um verdadeiro caos!!!

Fiquei quase 4 horas para ser atendido!!!

"De acordo com os autos, a referida multa foi aplicada em razão do descumprimento da Lei 2.547/2000 (Lei das Filas), a qual prevê tempo máximo de espera de 30 minutos para atendimento em hospitais públicos e privados, bem como a obrigatoriedade de afixação de cartaz ou informações sobre tempo máximo para atendimento e"...

Justiça mantém multa a hospital por demora no atendimento a pacientes por CS — publicado um ano atrás

O juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública do DF negou pedido de anulação de multa imposta pelo Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon/DF ao Hospital Santa Helena. No ato administrativo que gerou a penalidade, a fiscalização verificou que o autor descumpriu o tempo máximo de espera para atendimento de duas pacientes em sua unidade de saúde.

De acordo com os autos, a referida multa foi aplicada em razão do descumprimento da Lei 2.547/2000 (Lei das Filas), a qual prevê tempo máximo de espera de 30 minutos para atendimento em hospitais públicos e privados, bem como a obrigatoriedade de afixação de cartaz ou informações sobre tempo máximo para atendimento e número e telefone do PROCON.

O Procon defende a legalidade do auto de infração, uma vez que a sanção decorreu de denúncia de pacientes que não estavam em setor de emergência hospitalar - única exceção prevista em lei para os casos de espera superiores a 30 minutos - e teriam esperado acima do tempo permitido para serem atendidas. O órgão fiscalizador considera que a multa aplicada é razoável, pois encontra-se dentro dos parâmetros estabelecidos.

O hospital, por sua vez, sustenta ausência de fundamentação legal que respalde a decisão do réu e afirma que a multa foi arbitrada em valor excessivo.

Na decisão, o juiz destaca que ao analisar o recurso administrativo, "percebe-se que a parte autora contesta apenas o valor da multa e a razoabilidade desta, pois ocorreram dois casos isolados. Não nega que de fato as consumidoras esperaram acima de 30 minutos para atendimento, bem como não comprova que cumpriu os requisitos legais”. Além disso, registra que o autor não juntou aos autos qualquer documentação capaz de afastar a multa aplicada. Assim, concluiu que “não há que se falar em redução da multa objeto desta ação, tendo em vista que a mesma foi aplicada observando-se os princípios da razoabilidade e proporcionalidade. (...) [a multa foi] fundamentada no artigo 57, do CDC, que elege como critérios da gradação a condição econômica da empresa, o número de reiterações e a gravidade da infração”.

Por fim, o magistrado frisou que a penalidade aplicada pela ré é ato de sua competência, que houve observância da legislação vigente e a penalidade não foi absurda, diante da lesão causada ao consumidor e da capacidade econômica da empresa infratora.

Ante o exposto, o pedido foi julgado improcedente e a multa, no valor de R$ 25.200,00, mantida.

Cabe recurso.

PJe: 0702461-77.2020.8.07.0018 

© Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT

Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta publicação, desde que citada a fonte.

 

Compartilhe essa notícia!!!

Publique essa notícia no Facebook Publique essa notícia no Twitter Enviar notícia por WhatsApp

registrado em: multa Procon consumidor saúde atendimento

NAVEGAÇÃO

INSTITUCIONAL

https://www.jusbrasil.com.br/noticias/busca?q=tempo+de+espera+para+atendimento#:~:text=do%20Estado...-,De%20acordo%20com%20o%20artigo%201%C2%BA%20da%20propositura%2C%20os%20estabelecimentos,minutos%20nas%20v%C3%A9speras%20de%20feriados

https://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/noticias/2020/julho/justica-mantem-multa-aplicada-pelo-procon-a-hospital-privado-do-df

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários