Sábado, 18 de Setembro de 2021 15:56
(11) 99734-5699
Cidades Bichinhos da Luz

Fim do tempo seco? ‘Bichinhos de luz’ começam a aparecer e despertam dúvidas

Segundo o professor da UFMG, os bichinhos entram dentro de casa por serem atraídos por ondas luminosas (Reprodução/Redes sociais)

19/08/2021 20h14 Atualizada há 4 semanas
Por: Redação Fonte: BHAZ
Fim do tempo seco? ‘Bichinhos de luz’ começam a aparecer e despertam dúvidas

A temporada de frio e baixa umidade do ar ainda não acabou, mas muitas pessoas começaram a se queixar da aparição dos famosos “bichinhos de luz”. Eles são aqueles pequenos “mosquitinhos” que aparecem dentro de casa rondando lâmpadas, monitores de computador e televisões. E justamente por serem tão “intrometidos”, acabam conquistando o desafeto de dezenas de pessoas.

Em conversa com o BHAZ nesta quarta-feira (11), o professor de ecologia da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Geraldo Fernandes, explicou o motivo por trás das aparições em massa desses insetos. “Na verdade, esses bichinhos são cupins. Esse fenômeno acontece sazonalmente e está associado ao processo de acasalamento desses insetos. Eles saem em grandes quantidades nos chamados ‘voos nupciais’, que é quando eles estão em busca de fêmeas”, explica.

De acordo com o professor, em determinadas épocas há uma explosão populacional de insetos. Por isso, há a tendência de que os mosquitinhos rodeiem as lâmpadas de agora em diante. “Eles são atraídos por ondas luminosas, assim como mariposas e besouros, que também são insetos noturnos. Com as luzes artificiais, eles acabam ficando desorientadas e rodeiam as lâmpadas”, explica.

 

Fim do tempo seco?

O ecologista explica que existe a crença de que eles apareçam quando a temporada de chuvas ou de calor se aproximam, mas que não existe uma relação clara entre essas coisas. Já que os cupins vivem na madeira, e não no solo, não necessariamente a infestação pode estar ligada a alguma mudança climática.

“O período de acasalamento desses insetos varia de espécies para espécie. Seria bom se agora eles indicassem a chegada de chuva, mas acredito que dificilmente vá chover por agora aqui em Minas”, brinca.

Em Belo Horizonte, inclusive, o tempo seco está longe de terminar. Nesta quarta-feira (11), a Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de baixa umidade do ar válido até a próxima semana. Segundo o órgão, uma massa de ar seco vai deixar os índices de umidade em torno de 30% até o dia 19 de agosto.

meu quarto encheu de bichinho de luz daí eu entrei no aplicativo do tempo pra ver se tinha previsão de chuva e pasmem esta com alerta de BAIXA UMIDADE

 

Como se livrar dos mosquitinhos?

Segundo Fernandes, raquetes e repelentes não são efetivos para combater os bichinhos de luz. Além disso, como esses insetos têm uma importância ecológica, por fazerem parte da cadeia alimentar de diversas espécies, combatê-los pode ser um erro.

 

“A única forma que ele pode prejudicar o ser humano, é se ele atacar alguma madeira para construir uma colônia. Fora isso, ele não faz nenhum mal”, garante. Para espantá-los, a solução

é bem simples: basta fechar as janelas e apagar as luzes de casa. Dessa forma, os cupins buscarão outras fontes de luz do lado externo.

 

 

    Nenhum comentário
    500 caracteres restantes.
    Comentar
    Mostrar mais comentários
    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.