Sábado, 18 de Setembro de 2021 17:01
(11) 99734-5699
Especiais Meio ambiente

Prefeitura de São Bernardo lança o projeto “Embaixadores Eco Óleo” para reforçar a importância da reciclagem

Ação realizada em parceria com o Instituto Triângulo tem o objetivo de estimular cidadãos a transformar sua casa em ponto de coleta

18/08/2021 00h50
Por: Redação Fonte: PMSBC
Prefeitura de São Bernardo lança o projeto “Embaixadores Eco Óleo” para reforçar a importância da reciclagem

A Prefeitura de São Bernardo, em parceria com o Instituto Triângulo, acaba de lançar o projeto “Embaixadores Eco Óleo”. O objetivo é estimular as pessoas a realizar o descarte correto de óleo de cozinha usado e gorduras residuais nas residências e ainda mobilizar o seu entorno – familiares, amigos e vizinhos – para ampliar a arrecadação.

Para entender o formato e se tornar um embaixador, os interessados deverão se inscrever em um minicurso, de 20 a 30 de agosto, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal. As inscrições podem ser feitas neste link:  https://cutt.ly/zQyB1GA.

Os inscritos receberão o e-mail com o link de acesso ao curso em 1º de setembro. A carga horária é de três horas. Entre os conteúdos a serem desenvolvidos estão a apresentação do programa Eco Óleo e orientações sobre como as pessoas poderão aderir ao projeto Embaixadores Eco Óleo.

“São Bernardo é a cidade que mais arrecadou óleo usado no mundo, sendo certificado pelo Guinness World Record. Temos a obrigação de proteger o Meio Ambiente e a Represa Billings. A evolução para um novo estágio da campanha, iniciando a adesão dos munícipes, demonstra que a cidade teve êxito em consolidar esta política ambiental”, afirmou o prefeito Orlando Morando.

Para o secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal, Dr. José Carlos Gobbis Pagliuca, a questão ambiental está cada vez mais presente. “Todos os setores da sociedade devem se engajar e contribuir socioambientalmente de modo a reduzir os impactos na natureza”, disse.

GUINNESS BOOK RECORDS

São Bernardo foi reconhecida como a cidade que mais coleta óleo usado pelo Guinness World Records. A marca foi atingida após o município arrecadar 50.501,88 litros do resíduo por meio da Campanha Eco Óleo, organizada pela Prefeitura de São Bernardo, por meio de parceria com o Instituto Triângulo, entre 1 a 30 de novembro de 2019. A ação tinha o objetivo de incentivar os alunos das redes municipal e estadual a ampliar a coleta de óleo de cozinha usado. A campanha foi abraçada pela sociedade civil, que permitiu a conquista do recorde.

PORTA A PORTA

Em celebração ao aniversário de 468 anos de São Bernardo, o município, em parceria com o Instituto Triângulo e a SBA (São Bernardo Ambiental) tem realizado o “Porta a Porta Especial” de coleta de recicláveis e de óleo usado, desde a última segunda-feira (16/08).

Os bairros contemplados são: Jardim Calux (16/08), Chácara Inglesa (17/08), Jardim Silvina (18/08), Parque Hawaí, Jardim Nosso Lar, Jardim Cantareira, Jardim Thelma, Núcleo São Jorge, e Monte Sião I e II (19/08), Nova Petrópolis (20/08) e DER (21/08).

De janeiro a julho de 2021, foram recolhidos 78.337 quilos de óleo (resíduo é pesado dentro do recipiente). Já de recicláveis em geral foram coletadas 7,2 toneladas.

Texto: Kati Dias / Fotos: Gabriel Inamine/PMSBC

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.