Sábado, 18 de Setembro de 2021 16:42
(11) 99734-5699
Especiais 150 mudas

Semasa inicia plantio em bairros beneficiados pelas obras do Cassaquera

Ao todo, sete regiões próximas ao córrego ganharão 150 mudas nativas da Mata Atlântica

18/08/2021 00h31
Por: Redação Fonte: PSA
Semasa inicia plantio em bairros beneficiados pelas obras do Cassaquera

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começou a realizar ações de sensibilização ambiental e arborização urbana nos bairros beneficiados pelas obras do Complexo Viário Cassaquera – que envolvem a canalização do córrego Cassaquera e um novo sistema viário na avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello. Na primeira atividade, realizada nesta terça-feira (17), mais de 20 mudas nativas da Mata Atlântica foram plantadas no Jardim Marek.

O plantio ocorreu com a participação de crianças da Creche Adalgisa Boccacino Pinheiro de Faro, pais, professores e outros profissionais da instituição e contou com o apoio das secretarias de Educação, Meio Ambiente e Mobilidade Urbana, da Prefeitura de Santo André. Antes de colocar a mão na terra, os pequenos puderam aprender sobre os benefícios das árvores para o meio ambiente e a saúde.

"O plantio faz parte do Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental das obras do Cassaquera, que traz diversas ações de sensibilização e educação ambiental com a população da região. Ao todo, 150 mudas serão plantadas, contribuindo para deixar sete bairros mais verdes e arborizados", explica o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

As espécies de mudas que ganharam novos lares são: ipê-amarelo, pêssego-do mato, uvaia, araçá, tarumã, jacarandá-mimoso e guaçatonga. Para que as árvores se desenvolvam e cresçam saudáveis, o Semasa irá realizar o acompanhamento das mudas durante o período de seis meses.

"Eu adoro plantar, então gostei muito de participar da ação. Para o meu filho foi melhor ainda porque isso o ajudou a relaxar, pois ele é bem agitado. Plantar também é fundamental para ajudar no desenvolvimento das crianças e fazer com que elas se tornem pessoas que respeitem o meio ambiente", disse a moradora Maria Conceição Andrade Santos, 24, que reside no bairro Centreville.

O Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental das obras do Complexo Viário Cassaquera realizará até o começo de setembro outras ações de arborização urbana com crianças e jovens de escolas municipais e estaduais, além de adultos. Os bairros beneficiados pelos plantios são a Vila Homero Thon, Vila Guarani, Jardim Marek, Centreville, Parque Gerassi, Vila Progresso e Vila Guarani. Além disso, serão realizadas junto à população oficinas de compostagem, hortas urbanas, reciclagem de materiais, dentre outras.

Como medida de compensação ambiental por causa das intervenções, a região da avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello também receberá o plantio de cerca de 600 mudas da Mata Atlântica.

| Texto: Susi Elena | Foto: Divulgação/Semasa

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.