Sábado, 18 de Setembro de 2021 16:05
(11) 99734-5699
Cultura Oficina gratuita

‘Documentários Caseiros' é a próxima oficina gratuita da Escola Livre de Cinema e Vídeo

Atividade será transmitida ao vivo pela plataforma Zoom

17/08/2021 01h03
Por: Redação Fonte: PSA
‘Documentários Caseiros' é a próxima oficina gratuita da Escola Livre de Cinema e Vídeo

A oficina 'Documentários Caseiros' é a atração desta semana do Projeto Oficina, parceria da Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV) de Santo André com o Museu da Imagem e do Som, através dos Pontos MIS. A atividade, com o cineasta Lucas Gervilla, será nos dias 16, 18 e 20 de agosto, às 19h, com transmissão ao vivo pela plataforma Zoom. Classificação: 16 anos. Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo Sympla.

'Documentários Domésticos' é um mini-curso com seis horas de duração no qual os participantes entrarão em contato com métodos de produção audiovisual voltados ao cinema documentário. A atividade será focada em técnicas de filmagem e produção sem sair de casa, em respeito às orientações de distanciamento social, com o uso de equipamentos e acessórios de baixo custo. Também serão abordados princípios básicos de edição e montagem.

O principal objetivo da oficina é compartilhar ferramentas para que o público possa contar suas histórias. A partir das gravações feitas pelos participantes será realizado um mini-documentário coletivo, sobre um tema a ser decidido em conjunto. Ao final os participantes estarão aptos a produzir pequenos documentários.

Cronograma

No encontro desta segunda-feira (16) será feita uma breve introdução ao documentário. Os participantes decidirão o tipo de documentário que querem fazer e que histórias querem contar. Também serão mostrados os equipamentos básicos para filmagem doméstica e os principais tipos de enquadramento.

O segundo encontro, no dia 18, abordará as técnicas para filmagem, ajustes nos equipamentos e noções básicas de som e gravação de entrevistas. Depois deste encontro os participantes terão como tarefa gravar material que será editado.

Já no dia 20, o encontro reunirá o material para edição, tratará de noções básicas de edição e editará o conteúdo produzido pelos participantes. Os organizadores lembram que não serão necessários equipamentos especiais. A idéia é utilizar o que tiver à disposição.

Sobre o professor

Lucas Gervilla é artista visual e cineasta. Participou de mais de 160 produções audiovisuais. É doutorando e mestre em artes visuais pelo Instituto de Artes da UNESP. Em 2020, dirigiu os longa-metragens, "Ruinoso" e "Fora da Capital".

A Escola Livre de Cinema e Vídeo é um projeto da Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Cultura. O espaço oferece um curso livre e gratuito na área de audiovisual. Trabalha com recursos digitais e com produção de baixo orçamento e busca a vivência prática e artística desta linguagem.

Serviço

Projeto Oficina – Documentários Caseiros, com Lucas Gervilla – Parceria Escola Livre de Cinema e Vídeo e Museu da Imagem e do Som (MIS) através dos Pontos MIS

Dias 16, 18 e 20 de agosto, 19h

Oficina gratuita transmitida ao vivo pela plataforma Zoom

O link de acesso às aulas e o certificado serão enviados no endereço eletrônico cadastrado na plataforma Sympla no ato da inscrição em:

https://www.sympla.com.br/oficina-documentarios-domesticos-com-lucas-gervilla__1295845?token=3834769d604ef80c4bb76a28ee6e5647

Mais informações: [email protected]

| Texto: Marcos Imbrizi / Fotos: Alex Cavanha/PSA

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.