Sábado, 18 de Setembro de 2021 16:32
(11) 99734-5699
Especiais Curiosidade

Como se calcula a sensação térmica?

Os meteorologistas usam tabelas que, além da temperatura em si, levam em conta outros dois fatores. Entenda.Três variáveis determinam a sensação térmica: umidade do ar, velocidade do vento e temperatura real. Há diversas fórmulas e tabelas padronizadas que facilitam a medição. “As pessoas não se importavam tanto com ela, pois nem sabiam que fazia diferença no dia a dia. Hoje, o interesse sobre a sensação térmica vem aumentando”, diz Marcia Seabra, meteorologista-chefe da Seção de Previsão do Tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

01/08/2021 23h56
Por: Redação Fonte: Super Interessante
Como se calcula a sensação térmica?

A sensação térmica, afinal de contas, vale mais no nosso cotidiano do que aquilo que o termômetro marca. Aliás, a temperatura real propriamente dita só é calculada em um abrigo especial, isolado do Sol e do vento. Longe do bafo quente da rua e das rajadas de ar frio. Longe da realidade.

Relatividade do termômetro

Entenda a influência do vento e da umidade sobre a sensação térmica

PRO GELADO

Um grande culpado por você bater queixo enquanto o termômetro da praça (quando está funcionando, claro) marca amenos 22ºC é o vento. Ele faz a sensação térmica despencar porque é capaz de retirar calor dos corpos. O princípio é o mesmo que assoprar uma xícara de café para que ela esfrie mais rápido.

BAFO INFERNAL

Quando 30ºC parecem transportar você para um forno, a vilã é a umidade. Nos dias mais úmidos, a sensação de calor aumenta. Isso acontece porque a evaporação do suor, que resfria o corpo, diminui. Com esse mecanismo de regulação térmica natural em baixa, sentimos que, além de quente, o dia está abafado. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.