Quarta, 04 de Agosto de 2021 16:23
(11) 99734-5699
Veículos Curiosidade

Carros mais vendidos do Brasil desde 1957: conheça os campeões

Mercado teve diferentes líderes de vendas desde a implantação da indústria automobilística: saiba quais foram eles

17/07/2021 23h05
Por: Redação Fonte: AUTOPAPO
Fusca dominou o mercado durante as décadas de 1960 e 1970 (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Fusca dominou o mercado durante as décadas de 1960 e 1970 (Foto: Volkswagen | Divulgação)

Você sabe quais são os carros mais vendidos do Brasil? Muita gente conhece bem o ranking atual de emplacamentos, mas e se a pergunta envolver as últimas seis décadas? Se ficou complicado, então relaxe: o AutoPapo enumerou todos os campeões de vendas do país desde 1957.

Antes disso, o Brasil ainda não contava com indústria automobilística: todos os veículos que circulavam pelas ruas eram importados ou apenas montados em solo nacional, com peças provenientes do exterior. Ademais, o mercado era pequeno. Tais fatores dificultam a obtenção de informações sobre o mercado da época.

Carros mais vendidos da história do Brasil

Durante o período em questão, que vai de 1957 até a atualidade, a reportagem aponta apenas o automóvel mais vendido no país, ano a ano. Líderes de determinados segmentos ou por períodos muito curtos, como meses ou semestres, não foram levados em consideração. Explicados os critérios, confira o listão!

1. Jeep Willys (1957 e 1958)

Jipe Universal, da Willys, “nasceu” junto com a indústria automobilística brasileira

 

da não contava com indústria automobilística: todos os veículos que circulavam pelas ruas eram importados ou apenas montados em solo nacional, com peças provenientes do exterior. Ademais, o mercado era pequeno. Tais fatores dificultam a obtenção.

O Jeep Universal nasceu praticamente junto com a indústria automobilística do Brasil. A extinta Willys Overland nacionalizou o modelo em 1957 e, naquele mesmo ano, ele já assumiu a liderança do ranking de carros mais vendidos do país.

Versátil e robusto, o Jeep Willys, como ficou conhecido, era a cara do Brasil da década de 1950, quando a infraestrutura viária engatinhava tanto quanto a indústria: estradas pavimentadas ainda constituíam uma raridade. O utilitário manteve o posto de campeão de vendas até o ano seguinte.

2. Volkswagen Fusca (1959 a 1982)

Fusca ocupou o posto de carro mais vendido do Brasil por 23 anos

No dia 3 de janeiro de 1959, começaram a sair da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) os primeiros Fuscas brasileiros, com índice de nacionalização próximo a 50%. No fim daquele ano, o modelo já liderava o mercado (e só perderia o posto 23 anos depois).

O Fusca é sinônimo de sucesso no mundo inteiro: a produção global chegou a nada menos que 21,5 milhões de unidades. No Brasil, a fabricação somou 3,1 milhões de exemplares.

3. Chevrolet Chevette (1983)

Em 1983, a liderança do mercado ficou com o Chevette

Muita gente não sabe, mas o Chevette chegou ao topo do ranking de carros mais vendidos do Brasil, desbancando o Fusca. É verdade que esse feito durou um único ano: 1983. De qualquer modo, trata-se de um capítulo histórico na trajetória do modelo. Entre o início da produção no país, em 1973, e o encerramento, exatos 20 anos depois, em 1993, cerca de 1,6 milhão de unidades do Chevette ganharam as ruas.

4. Chevrolet Monza (1984 a 1986)

Monza liderou o mercado por três anos, apesar de nunca ter tido proposta popular

Se permanecer na liderança do mercado por três anos seguidos é um feito e tanto até para carros populares, que dirá para um modelo mais sofisticado? Pois tal proeza coube ao Monza, o que mostra como ele caiu nas graças dos consumidores durante os anos de 1980, ainda que as crises econômicas do período tenham criado um contexto mercadológico muito específico.

A Chevrolet fabricou o Monza no Brasil entre 1982 e 1996: durante esse período, os números de vendas chegaram a 857.810 unidades.

5. Volkswagen Gol (1987 a 2013)

Verdadeiro fenômeno de vendas, Gol foi o queridinho dos consumidores por 26 anos

Depois do Fusca, outro dos carros da Volkswagen voltaria ao topo do ranking dos mais vendidos do Brasil por mais de duas décadas: o Gol. Durante 26 anos, de 1987 e 2013, o hatch foi o queridinho dos motoristas do país. Um verdadeiro recorde, bastante difícil de ser batido.

A produção do Gol já superou a marca de 8,5 milhões de unidades produzidas, e esse número segue aumentando. É verdade que o modelo envelheceu e perdeu espaço, mas uma nova geração pode chegar ao mercado nos próximos anos.

6. Fiat Palio (2014)

Palio conseguiu desbancar o Gol, mas permaneceu na ponta por pouco tempo

Outro modelo que teve uma liderança de mercado breve foi o Fiat Palio. A façanha do hatch ítalo-mineiro ocorreu em 2014, quando a antiga geração, batizada de Fire, convivia com a então nova carroceria. Mas vale lembrar que outros campeões, como Volkswagen Gol e Chevrolet Onix, também tiveram duas carrocerias simultaneamente à venda.

A Fiat produziu o Palio no Brasil por 22 anos ininterruptos: de 1996 a 2018. No total, mais de 3 milhões de unidades do compacto saíram da fábrica de Betim (MG).

7. Chevrolet Onix (2015 a 2020)

Líder desde 2015, Onix é o atual campeão

Quase três décadas depois do Monza, finalmente a Chevrolet viu um de seus carros liderar novamente entre os mais vendidos do Brasil. O veículo em questão é o Onix, que permaneceu no degrau mais alto do pódio durante seis anos seguidos, de 2015 a 2020.

O atual campeão tem uma história relativamente curta: o lançamento ocorreu em 2012. O sucesso de público encorajou a Chevrolet a lançar uma nova geração já em 2019. A safra anterior segue à venda, rebatizada de Joy.

Carros mais vendidos do Brasil em 2021: qual será o campeão?

É cedo para responder a essa pergunta, pois ainda há um semestre quase todo pela frente. Porém, será difícil para o Onix retomar a liderança: a produção da Chevrolet está seriamente comprometida pela falta de fornecimento de semicondutores.

Números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostram que, no resultado acumulado dos seis primeiros meses do ano, os carros mais vendidos do Brasil foram Fiat Strada (61.064 unidades), Hyundai HB20 (45.408 unidades) e Fiat Argo (41.926 unidades). Eles são, portanto, os mais cotados ao título de campeão em 2021.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.