Quarta, 04 de Agosto de 2021 15:27
(11) 99734-5699
Colunistas Reflexão

TORNE-SE QUEM TU ÉS: É TUDO SOBRE VOCÊ

A frase do título não é originária de Nietzsche. O filósofo alemão advém de Píndaro.

17/07/2021 22h17 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação
TORNE-SE QUEM TU ÉS: É TUDO SOBRE VOCÊ

A afirmativa ‘torna-te quem tu és’ mencionada no livro Ecce Homo é repetida além mar. Mas tenho refletido muito sobre isso: o que busca aquele que quer tornar-se aquilo que é? Será que ansiamos chegar em algum lugar? Será que assumir por fim quem somos é um cultivo de si? Certo, mas conseguimos assumir quem somos? Com nossas misérias ou mazelas? É possível olharmos para esta parte de nós e assumirmos que somos o que somos?

TORNE-SE UM DESTINO: VOCÊ É O DESTINO (FINAL) DE ALGUÉM?

Fazer um diagnóstico de seu próprio tempo e ser rei do seu tempo pode ser desafiador. É imensurável compreender nossa existência como sendo ela o tempo todo moral. Tudo isso me fez imaginar como fazer para, por fim tornar-me um destino. E, afinal, o que é um destino? Seria um ponto final, um endereço fixo, um telefone fixo, um emprego fixo, um relacionamento fixo? Devemos abandonar a máxima de que ‘aquilo que se é só pode ser entendido no sentido de um destino, uma necessidade e, não o de uma possibilidade ou de um dever’?

Ainda na tentativa incessante de abandonar antigas mochilas e pesos, pus-me a pensar: se sou de fato o destino de alguém ou alguém é o meu destino? Pode parecer um tanto quanto medíocre pensar nisso pois, ao sugerir esse pertencimento desejamos tentar manter uma sensação de pertencimento o qual é abstrata. Ainda assim vale a paixão deste pensar. 

Superado ou não. 

Instrumentalizado ou não.

Tornar-se quem somos é um processo contínuo. Não podemos caducar de nosso próprio mundo. A potência em nós com mazelas ou não é dadivosa e mutante.

Avante caro leitor e que o mês vindouro seja de alegres surpresas!

 

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.