Quarta, 04 de Agosto de 2021 15:44
(11) 99734-5699
Brasil Mara Gabrilli

Temos o direito de fazer xixi com dignidade!

Vocês já pararam para pensar como cadeirantes fazem xixi?

16/07/2021 00h29
Por: Redação Fonte: Mara Gabrilli
Lais e Mara
Lais e Mara

Recentemente, a ex-atleta Lais Souza compartilhou em suas redes uma situação que muita gente sequer faz ideia. Vocês já pararam para pensar como cadeirantes fazem xixi? 

Esse tema traz à tona a necessidade de discutirmos a oferta de bons equipamentos para as necessidades básicas de pessoas com lesão medular e bexiga neurogênica, como é o caso do cateter hidrofílico para cateterismo vesical intermitente, que permite maior qualidade e higienização na hora dos indivíduos fazerem xixi. 

Esse equipamento não é acessível a todos os brasileiros e, por isso, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) decidiu por unanimidade, em 2019, a sua incorporação ao SUS. Contudo, o Ministério da Saúde, que tinha 180 dias para fazer a pactuação com estados e municípios e iniciar a dispensação, até o momento, nada fez.

Nossa luta por esse serviço não é de agora. No ano passado, protocolei um Requerimento de Informação, questionando a previsão de distribuição do cateter, mas ainda não tivemos resposta. 

Aguardamos o Ministério da Saúde se manifestar, porque a população, que necessita desse recurso para ter qualidade de vida, espera ansiosamente.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.