Quarta, 04 de Agosto de 2021 15:53
(11) 99734-5699
Especiais Tecnologia

Parque Tecnológico inicia credenciamento de serviços de incentivo a empreendedores e atividades de inovação

Iniciativa tem como finalidade mapear e estabelecer uma conexão com as ofertas de serviços de incentivo

14/07/2021 20h50
Por: Redação Fonte: PSA
Parque Tecnológico
Parque Tecnológico

O Parque Tecnológico de Santo André deu início ao credenciamento dos serviços de alavancagem das atividades de inovação oferecidas na região. A iniciativa tem como finalidade mapear e estabelecer uma conexão com as ofertas de serviços de incentivo como forma de melhorar a competitividade do cenário econômico e de inovação.

Estão aptos a participar do credenciamento os coworkings e incubadoras estabelecidos em Santo André, além de atividades regionais aceleradores de empresas, investidores anjos, crowdfundings, fundos de investimentos, plataformas de oferta de produtos e de serviços digitais, ICT´s e ambientes promotores de inovação.

O formulário de credenciamento poderá ser preenchido por meio do site https://bit.ly/CredenciamentoDeAlavancagem. Os dados, depois de analisados e atendendo os requisitos do edital, farão parte do site do Parque Tecnológico de Santo André e divulgados aos empreendedores e empresas da região.

O preenchimento do formulário não garante a automática inserção no Parque Tecnológico de Santo André. Para que seja efetivado o credenciamento, serão avaliados os critérios estabelecidos no Edital de Credenciamento SDGE 07/2021, e os interessados serão informados assim que autorizados pela equipe do Parque Tecnológico.

O Edital de Credenciamento SDGE 07/2021 poderá ser acessado no link  http://www3.santoandre.sp.gov.br/parquetecnologico/wp-content/uploads/2021/05/Edital-de-Credenciamento-07.2021-PUBLICADO-Servicos-Alavancagem-v.26.05.2021.pdf. Dúvidas também podem ser esclarecidas pelos e-mails: [email protected] ou [email protected]

Parque Tecnológico de Santo André

Atualmente, Santo André conta com o Parque Tecnológico e de Inovação, que é parte fundamental da política de desenvolvimento econômico já em operação pela Prefeitura e tem como missão promover a inovação e competitividade nas empresas, potencializando as estruturas já existentes na cidade e região, estimulando a extensão tecnológica nas instituições de ensino superior e atuando nas oportunidades econômicas do ABC.

Em breve, o Parque Tecnológico passará a contar com o Cite (Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo de Santo André), um dos braços que sustentará os trabalhos do Parque, unindo diferentes áreas. Na última quarta-feira (7) o prefeito Paulo Serra se reuniu em Brasília com o Ministério do Desenvolvimento Regional para tratar sobre a liberação de recursos para a construção do Cite. Para a construção serão investidos R$ 27 milhões oriundos do Ministério do Desenvolvimento Regional, somados a R$ 2 milhões de contrapartida da Prefeitura.

O processo de validação da operação de crédito já teve a primeira avaliação feita pela Secretaria do Tesouro Nacional, responsável por autorizar o financiamento. Após a renovação da certidão do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, que validou os índices necessários para a contratação da operação, para que os recursos sejam liberados restam apenas a publicação dos dados relativos ao segundo bimestre de 2021 no sistema Siope (Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação) e Sadipem (Sistema de Análise da Dívida Pública, Operações de Crédito e Garantias da União, Estados e Municípios); além da publicação do Anexo 12 da Lei de Responsabilidade Fiscal com os dados do primeiro e do segundo semestre de 2021.

O Centro de Inovação terá local físico dentro do Parque Tecnológico, que ficará na antiga área da Rhodia Química, em cerca de 7.000 metros quadrados de área construída. O piso térreo trará áreas de exposição, eventos, apresentações, treinamentos, entre outros. Já o piso superior reservará salas integradas para reuniões, apoio administrativo, coworking, entre outras atividades. Assim, os interessados poderão participar por concessão aberta, direcionada, locação de espaços, parcerias institucionais e naming rights. A expectativa de entrega é entre 2022 e 2023.

O Parque Tecnológico de Santo André traz em sua essência a integração e colaboração entre os atores locais de ciência, tecnologia e inovação, e irá se somar às estruturas já existentes das sete cidades que compõem o Polo Tecnológico do ABC, uma região com economia altamente relevante para o país, com o quarto maior PIB do Brasil, terceiro maior valor adicionado da indústria e com o quinto maior mercado consumidor do país.

Entre as iniciativas do Parque Tecnológico está o Hub de Inovação, que apoia e fomenta empresas que queiram desenvolver pesquisas, novos produtos e processos de forma sistemática e continuada.

No início de maio, com o objetivo de promover a competitividade das empresas locais e fomentar o ecossistema de inovação da cidade, o Parque Tecnológico recebeu representantes do Cofip (Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC) para firmar uma parceria entre o Hub de Inovação e a entidade que representa 16 empresas do polo petroquímico.

O Hub de Inovação do Parque Tecnológico faz a ligação entre estas empresas e startups, universidades, Centros Tecnológicos e ICTs da região, promovendo maior integração e fortalecimento do ecossistema de inovação do ABC.

Também em maio, o Hub de Inovação contou com o início da atuação da Mercedes-Benz, que apresentou em encontro promovido pelo Parque Tecnológico seus cinco desafios ligados à eletrificação e ao desenvolvimento de conhecimento e novas competências em baterias de alta potência.

Além da Cofip e da Mercedes, o Hub também conta com iniciativas juntamente com Prometeon Tyre Goup e Tim.

Outro braço fundamental do Parque Tecnológico é o Bureau de Serviços, uma estrutura integrada de atendimento, que unifica a rede de serviços tecnológicos da cidade de Santo André e região. A ferramenta da Prefeitura de Santo André promove mais de 120 serviços ofertados pela rede de inovação da cidade.

Para conferir todas as iniciativas do Parque Tecnológico de Santo André, basta acessar o site http://www3.santoan /dre.sp.gov.br/parquetecnologico/.

| Texto: Renan Muniz / | Foto: Angelo Baima/PSA

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.