Quinta, 10 de Julho de 2025
12°C 22°C
São Bernardo do Campo, SP
Publicidade

Sesc Avenida Paulista recebe a performance literária “África é Logo Aqui”, com Cleyton Mendes

Com poesia, spoken word, performance e trilha sonora ao vivo, o artista dá vida a histórias inspiradas na jornada de um poeta preto e periférico que parte em busca de suas raízes no continente-mãe, África.

Por: Redação
23/06/2025 às 19h23 Atualizada em 27/06/2025 às 17h12
Sesc Avenida Paulista recebe a performance literária “África é Logo Aqui”, com Cleyton Mendes

Em "África é Logo Aqui", Cleyton Mendes apresenta a jornada de um poeta pela África

Nos dias 02 e 30 de julho de 2025 (quartas-feiras), às 19h30, com entrada gratuita, o artista e poeta Cleyton Mendes (@poetacleyton) apresenta a performance literária "África é Logo Aqui", na Biblioteca do Sesc Avenida Paulista, misturando poesia, spoken word, narração de histórias bem-humoradas e cenas interpretativas, inspiradas em vivências durante sua passagem por Moçambique, na África. 

"África é Logo Aqui" é uma jornada sensível e provocadora que convida o público a atravessar fronteiras simbólicas e mergulhar em reflexões sobre identidade, cultura, ancestralidade e diáspora africana. Embalada por uma trilha sonora exclusiva do músico e produtor musical Wopper Black (@wopperblack), a apresentação propõe uma imersão poética e cultural que conecta Brasil e Moçambique por meio da arte, da literatura e da oralidade.

Foto

A proposta é oferecer uma experiência de reconexão com as raízes ancestrais, ampliando o olhar sobre a contribuição africana na construção da identidade brasileira. A performance rompe com os limites do espaço tradicional de leitura e transforma a biblioteca em um território de travessia — onde o saber encontra o sentir, e a palavra vira caminho para conduzir os espectadores. 

A partir de histórias reais vividas em solo moçambicano, Cleyton Mendes compartilha descobertas, afetos e aprendizados que também já foram retratados em seu livro homônimo, publicado pela Editora Fala (2023).

Da culinária à arte de rua, dos idiomas aos encontros com a periferia de Maputo, "África é Logo Aqui" é um diário de bordo literário que mistura prosa e poesia em relatos leves,mas profundos. Nele, Cleyton narra sua jornada pessoal de descoberta e reconexão com o continente africano. Com uma escrita descontraída, o livro é também um guia afetivo para quem sonha em cruzar fronteiras — geográficas, raciais e sociais.

Foto

O projeto integra uma série de ações voltadas ao intercâmbio cultural e à valorização das africanidades no Brasil, buscando despertar no público um olhar mais atento e sensível às histórias que atravessam continentes, gerações e corpos.

Foto

Cleyton Mendes é escritor, poeta, slammer, arte-educador, produtor cultural e comunicador social. Nascido em Poá (SP), já publicou quatro livros e participou de intercâmbios culturais na África, Irlanda e Portugal. É autor de projetos como o Sarau Pense Já, o coletivo Afrônt Poesia e a iniciativa Bora Bora Bora Poesia nas Escolas, e um dos nomes que têm promovido o diálogo entre literatura e periferia. Seu trabalho já impactou milhares de pessoas em escolas, bibliotecas, projetos sociais e eventos por todo o país.

Informações: www.instagram.com/poetacleyton e  www.instagram.com/editorafala

Foto

Serviço: Performance literária "África é Logo Aqui", com Cleyton Mendes
Sinopse: Uma jornada que une poesia, humor e histórias reais para narrar a viagem transformadora de um poeta preto periférico a Moçambique, em um percurso de (re)conhecimento que conecta identidade, ancestralidade e cultura, revelando afetos, sabores e encontros pela arte e pela periferia de Maputo. Duração: 60 minutos, Entrada gratuita. Acesso livre, sujeito à lotação. Classificação Livre
Quando: 02 e 30 de julho de 2025 (quartas-feiras) - Horário: 19h30 - Onde: Sesc Avenida Paulista – Biblioteca (15º andar) - Av. Paulista, 119 - Bela Vista, São Paulo - SP
Informações: https://www.sescsp.org.br/programacao/africa-e-logo-aqui/

Assessoria de Imprensa - Luciana Gandelini - WhatsApp 11 99568-8773 - [email protected]

Foto

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Dança Há 24 horas

SETES - Companhia de Dança estreia espetáculo de danças urbanas “Vitrines” no Teatro Paulo Eiró

A companhia leva ao palco uma reflexão sobre como criamos versões de nós mesmos para sermos aceitos e em que momentos deixamos de ser para apenas parecer.

Curso Há 3 dias

Curso sobre o Bumba-Meu-Boi da Baixada Maranhense chega a São Paulo com Jandir Gonçalves

O pesquisador Jandir Gonçalves realiza dois encontros gratuitos em São Paulo para apresentar a tradição do Bumba-Meu-Boi da Baixada Maranhense e destacar as expressões culturais do Maranhão.

Palcos Há 1 semana

Fenômeno nos palcos pelo Brasil, “Sonho Encantado de Cordel, O Musical” chega ao Teatro Claro Mais SP com Aline Wirley, Igor Rickli e grande elenco

Com direção de Thereza Falcão e músicas originais de Paulinho Moska, Chico César e Zeca Baleiro, espetáculo visto por mais de 60 mil pessoas é inspirado em enredo histórico de Rosa Magalhães e promove o encontro de Hans Christian Andersen e os seus contos de fadas com a rica tradição da literatura de cordel e o Nordeste do Brasil

Videocast Há 3 semanas

Nova temporada do videocast “Um Dedo de Prosa” leva o público a uma viagem ao interior do Maranhão

A nova temporada do videocast mergulha nas histórias vivas do Bumba-meu-boi no interior do Maranhão. E em São Paulo, o diretor maranhense Kelson Barros promove oficina de “Bumba-meu-boi do Maranhão”.

Hip-Hop Mulheres Há 3 semanas

Evento dedicado às mulheres no Hip-Hop cria espaço kids para acolher mães e famílias

Serão três dias de oficinas gratuitas de dança, batalhas de diversos estilos como Hip-Hop, Waacking, Popping e Open Style, além de rodas de conversa sobre maternidade, saúde mental e diversidade. O espaço especial para as crianças, garante que mães e famílias possam participar ativamente.