Quinta, 10 de Julho de 2025
12°C 22°C
São Bernardo do Campo, SP
Publicidade

Nova temporada do videocast “Um Dedo de Prosa” leva o público a uma viagem ao interior do Maranhão

A nova temporada do videocast mergulha nas histórias vivas do Bumba-meu-boi no interior do Maranhão. E em São Paulo, o diretor maranhense Kelson Barros promove oficina de “Bumba-meu-boi do Maranhão”.

Por: Redação
21/06/2025 às 16h51
Nova temporada do videocast “Um Dedo de Prosa” leva o público a uma viagem ao interior do Maranhão

Clarin Cia. de Dança estreia nova temporada de "Um Dedo de Prosa" e promove oficina de Bumba-meu-boi

A Clarin Cia. de Dança ( @clarinciadedanca ) acaba de estrear no Youtube a nova temporada do videocast Um Dedo de Prosa, e segue com episódios inéditos ao longo de junho e julho de 2025. A série dá continuidade ao registro e valorização dos saberes dos mestres e mestras do Bumba-meu-boi do Maranhão, reunindo histórias, memórias e vivências colhidas diretamente nas cidades do interior maranhense, onde a tradição segue viva, pulsante e em constante transformação.

Inspirado na obra "Memória de Velhos – Depoimentos: Uma contribuição à memória oral da cultura popular" (1997), de Maria Michol Pinho de Carvalho, o projeto parte do legado dos mestres registrados nos anos 1980 para criar um novo acervo audiovisual com os protagonistas da cultura popular nos dias de hoje. Um espaço de escutas sensíveis e trocas afetivas com os guardiões do Bumba-meu-boi, valorizando a oralidade como patrimônio e instrumento de resistência.

Foto

Em complemento à série, nos dias 18 e 20 de junho, o público de São Paulo poderá participar da oficina gratuita Bumba-meu-boi do Maranhão, conduzida por Kelson Barros, diretor da Clarin Cia. de Dança. A atividade acontecerá no Centro Cultural Olido, das 18h30 às 20h30, e oferece uma vivência corporal a partir dos quatro principais sotaques do Boi maranhense: Matraca, Zabumba, Orquestra e Baixada.

Voltada para todas as idades e níveis de experiência, a oficina propõe o Bumba-meu-boi como uma poderosa ferramenta educativa e comunitária, favorecendo o desenvolvimento sensível, o fortalecimento do coletivo e o contato direto com a musicalidade e a gestualidade dessa manifestação cultural tão simbólica do Maranhão. As inscrições são gratuitas e serão disponibilizadas separadamente para cada data.

Foto

Essas ações fazem parte do projeto "Terras de Águas e Cazumbas", realizado pela Clarin Cia. de Dança com apoio da 36ª edição do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura. A companhia, sob direção do coreógrafo e pesquisador Kelson Barros, atua há anos no entrelaçamento entre arte, tradição e memória, desenvolvendo criações, oficinas e ações formativas que celebram e atualizam as expressões populares brasileiras.

Kelson Barros é natural do Maranhão e vive em São Paulo desde 2003. Atuou na Cia. Barrica e é graduado em Dança pela Universidade Anhembi Morumbi. Premiado quatro vezes como melhor coreógrafo de comissão de frente do Carnaval de São Paulo (2013, 2015, 2017 e 2019), também coreografou apresentações em eventos internacionais, como o Festival de Língua e Cultura da Turquia, em Washington D.C. e na sede da ONU, em Nova York.

Foto

Serviço: Videocast "Um Dedo de Prosa" - Disponível no YouTube: @clarincia.dedanca4111
Estreias:  Junho – dias 09, 12, 16, 19, 23 e 30, Julho – dias 07, 14, 21 e 28

Oficina "Bumba-meu-boi do Maranhão" com Kelson Barros
Dias 18 e 20 de junho de 2025 (quarta e sexta-feira) - Horário: das 18h30 às 20h30 - Onde: Centro Cultural Olido – Av. São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo - SP - Inscrições gratuitas

Assessoria de Imprensa - Luciana Gandelini - WhatsApp 11 99568-8773 - [email protected]

Foto

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Dança Há 23 horas

SETES - Companhia de Dança estreia espetáculo de danças urbanas “Vitrines” no Teatro Paulo Eiró

A companhia leva ao palco uma reflexão sobre como criamos versões de nós mesmos para sermos aceitos e em que momentos deixamos de ser para apenas parecer.

Curso Há 3 dias

Curso sobre o Bumba-Meu-Boi da Baixada Maranhense chega a São Paulo com Jandir Gonçalves

O pesquisador Jandir Gonçalves realiza dois encontros gratuitos em São Paulo para apresentar a tradição do Bumba-Meu-Boi da Baixada Maranhense e destacar as expressões culturais do Maranhão.

Palcos Há 1 semana

Fenômeno nos palcos pelo Brasil, “Sonho Encantado de Cordel, O Musical” chega ao Teatro Claro Mais SP com Aline Wirley, Igor Rickli e grande elenco

Com direção de Thereza Falcão e músicas originais de Paulinho Moska, Chico César e Zeca Baleiro, espetáculo visto por mais de 60 mil pessoas é inspirado em enredo histórico de Rosa Magalhães e promove o encontro de Hans Christian Andersen e os seus contos de fadas com a rica tradição da literatura de cordel e o Nordeste do Brasil

SESC Há 2 semanas

Sesc Avenida Paulista recebe a performance literária “África é Logo Aqui”, com Cleyton Mendes

Com poesia, spoken word, performance e trilha sonora ao vivo, o artista dá vida a histórias inspiradas na jornada de um poeta preto e periférico que parte em busca de suas raízes no continente-mãe, África.

Hip-Hop Mulheres Há 3 semanas

Evento dedicado às mulheres no Hip-Hop cria espaço kids para acolher mães e famílias

Serão três dias de oficinas gratuitas de dança, batalhas de diversos estilos como Hip-Hop, Waacking, Popping e Open Style, além de rodas de conversa sobre maternidade, saúde mental e diversidade. O espaço especial para as crianças, garante que mães e famílias possam participar ativamente.