A Prefeitura de São Bernardo, sob gestão de Marcelo Lima, contratou 293 profissionais, entre janeiro e a última sexta-feira (13/6), para reforçar o quadro de funcionários da Secretaria de Educação que cuidam do ensino de 72 mil alunos das 177 escolas da rede municipal. Inicialmente, foram chamados diretores e coordenadores, em razão do começo do ano letivo, em fevereiro. A nomeação de 107 pessoas aprovadas em concurso realizado em 2022, e validade prorrogada por mais dois anos a partir de março deste ano, foi oficializada na edição do NM (Notícias do Município) de sexta-feira.
Segundo a Secretaria, as 107 contratações de agora envolvem professor (34), auxiliar em Educação (42), oficial de escola (24), ajudante geral (5), nutricionista (1) e psicólogo (1), que começam a trabalhar a partir do dia 3 de julho. Somadas as nomeações de sexta-feira aos profissionais incorporados ao quadro nos meses anteriores, o quadro da Educação ganhou 140 professores, 75 auxiliares em Educação, 12 coordenadores pedagógicos, 35 oficiais de escola, 18 diretores, um nutricionista e um psicólogo, além de nove ajudantes gerais e dois encanadores.
Além de medidas para reforçar ou manter o quadro com número de profissionais com capacidade para dar conta do trabalho, sobretudo professores, a Prefeitura de São Bernardo tem adotado medidas para valorizar e qualificar os educadores. A mais recente foi a inauguração, no dia 11 de junho, da Escola de Formação dos Profissionais da Educação (Efope) Marta Teixeira, que inicialmente atenderá 4.708 professores da rede municipal, desde a creche (inclusive conveniadas) até a Educação de Jovens e Adultos (EJA), cujas aulas começaram no dia 12.
A iniciativa da Secretaria de Educação de abrir espaço para garantir formação permanente aos profissionais que atuam na rede municipal marca a retomada da proposta original que levou à criação do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe). Entregue em 2004, o espaço construído para ser a 'casa' dos professores ficou praticamente esquecido no que se refere à função para a qual foi planejado.
PROJEÇÃO - Conforme o cronograma preparado pela direção da escola, no segundo semestre mais 564 professores, de Educação Física, Arte e Inglês, serão incorporados aos 4.708 que iniciaram o curso de formação, além de 255 coordenadores pedagógicos, elevando para 5.527 o número de profissionais atendidos na unidade. Mas o objetivo da Secretaria de Educação para 2026 é incluir os 1.006 professores substitutos, de forma que a escola passe a ofertar a formação continuada aos 6.533 profissionais que atuam diretamente com os cerca de 72 mil alunos da rede municipal.