Quinta, 10 de Julho de 2025
12°C 22°C
São Bernardo do Campo, SP
Publicidade

Sarau Junino agita a Zona Norte com música, cultura no CIC Norte – Jova Rural

O evento promove um encontro com artistas da Zona Norte e atividades para todas as idades. Um momento para curtir em família, valorizar a cultura do bairro e celebrar o que é feito por seus moradores.

Por: Redação
16/06/2025 às 22h23
Sarau Junino agita a Zona Norte com música, cultura no CIC Norte – Jova Rural

Sarau Junino gratuito do CIC Norte – Jova Rural valoriza cultura popular e talentos da periferia 

No dia 22 de junho de 2025 (domingo) a partir das 15h, o bairro Jova Rural, no distrito de Jaçanã/Tremembé, extremo da Zona Norte de São Paulo, recebe o Sarau Junino – um evento gratuito que reúne música, cultura popular e gastronomia típica em um ambiente acolhedor e familiar. A programação acontece no CIC Norte Jova Rural (Centro de Integração da Cidadania), um espaço que vem sendo revitalizado pela própria comunidade e que hoje abriga importantes ações de formação e cultura na região.

O evento contará com shows de Ju Flor, De Um Jeito Casual, Jova Soul, Cilene Costa, Choco e João Vander, artistas da Zona Norte e região que mantêm forte ligação com o território. Além da música, o sarau terá comidas típicas e um espaço confortável para as crianças brincarem. 

Foto

Foto

Foto

O Sarau Junino integra o projeto "As Canções do Jova Rural", que celebra os 10 anos do grupo musical De Um Jeito Casual. Criado por jovens do próprio bairro no CIC Norte, o coletivo surgiu de encontros informais para aprender música de maneira espontânea. Com apoio do Programa VAI, o grupo lançou um álbum autoral com dez faixas que retratam a vivência periférica com autenticidade e sensibilidade.

Desde sua criação, o grupo De Um Jeito Casual tem desenvolvido projetos culturais com foco no fortalecimento da identidade periférica e no protagonismo de jovens artistas. Após ser contemplado pelos editais VAI I e II, o coletivo ampliou suas atividades em escolas públicas, casas de cultura e espaços culturais.

Foto

Em 2022, o grupo lançou o álbum "As Canções do Jova Rural", com dez faixas autorais que retratam o cotidiano, os sonhos e as potências do território. Agora, em 2024, o projeto segue com uma série de saraus gratuitos, promovendo encontros entre artistas e moradores, valorizando o talento local e possibilitando aos moradores o acesso à arte em seu próprio território, sem precisar se deslocar à região central da cidade.

Com o Sarau Junino, o coletivo dá continuidade a uma trajetória construída de forma colaborativa, oferecendo um momento de lazer, arte e encontro entre moradores e artistas da própria quebrada.

CIC Norte: um espaço da comunidade
O CIC é uma unidade do Centro de Integração da Cidadania, programa da Secretaria da Justiça de SP que oferece serviços públicos gratuitos em regiões vulneráveis, promovendo cidadania com atendimentos sociais, jurídicos, oficinas, palestras e ações de direitos humanos, beneficiando comunidades.

Foto

O CIC Norte – Jova Rural é um desses equipamentos públicos e passou por um importante processo de reocupação cultural comunitária. A arena cultural, antes abandonada, foi revitalizada pelo coletivo De Um Jeito Casual, em parceria com um curso de construção civil da região, envolvendo moradores em sua reconstrução. Se tornou então um ponto de encontro para artistas e a população, com saraus, shows e ações formativas. Um exemplo de como a cultura transforma espaços e cria possibilidades para a comunidade.

SERVIÇO: Sarau Junino - CIC Norte Jova Rural
Atrações: Ju Flor, De um Jeito Casual, Jova Soul, Cilene Costa, Choco, João Vander
Data: 22 de junho de 2025 (sábado) - Horário: 15h - Local: CIC Norte Jova Rural – Rua Ari da Rocha Miranda, 36, Jova Rural – Zona Norte/SP - Entrada gratuita - Classificação Livre
Capacidade: 500 pessoas. Acessibilidade: Não.  Estacionamento: Há vagas para carros no espaço ao lado

Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini - Whatsapp - 1199568-8773 - [email protected]

Foto

Foto

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Dança Há 23 horas

SETES - Companhia de Dança estreia espetáculo de danças urbanas “Vitrines” no Teatro Paulo Eiró

A companhia leva ao palco uma reflexão sobre como criamos versões de nós mesmos para sermos aceitos e em que momentos deixamos de ser para apenas parecer.

Curso Há 3 dias

Curso sobre o Bumba-Meu-Boi da Baixada Maranhense chega a São Paulo com Jandir Gonçalves

O pesquisador Jandir Gonçalves realiza dois encontros gratuitos em São Paulo para apresentar a tradição do Bumba-Meu-Boi da Baixada Maranhense e destacar as expressões culturais do Maranhão.

Palcos Há 1 semana

Fenômeno nos palcos pelo Brasil, “Sonho Encantado de Cordel, O Musical” chega ao Teatro Claro Mais SP com Aline Wirley, Igor Rickli e grande elenco

Com direção de Thereza Falcão e músicas originais de Paulinho Moska, Chico César e Zeca Baleiro, espetáculo visto por mais de 60 mil pessoas é inspirado em enredo histórico de Rosa Magalhães e promove o encontro de Hans Christian Andersen e os seus contos de fadas com a rica tradição da literatura de cordel e o Nordeste do Brasil

SESC Há 2 semanas

Sesc Avenida Paulista recebe a performance literária “África é Logo Aqui”, com Cleyton Mendes

Com poesia, spoken word, performance e trilha sonora ao vivo, o artista dá vida a histórias inspiradas na jornada de um poeta preto e periférico que parte em busca de suas raízes no continente-mãe, África.

Videocast Há 3 semanas

Nova temporada do videocast “Um Dedo de Prosa” leva o público a uma viagem ao interior do Maranhão

A nova temporada do videocast mergulha nas histórias vivas do Bumba-meu-boi no interior do Maranhão. E em São Paulo, o diretor maranhense Kelson Barros promove oficina de “Bumba-meu-boi do Maranhão”.