Após a aprovação do recurso, a emenda será encaminhada à Secretaria Municipal de Saúde e, em seguida, repassada à Fundação para Estudo e Tratamento de Deformidades Craniofaciais (Funcraf), no valor de R$ 500 mil, e à Santa Casa de São Bernardo do Campo, que receberá R$ 150 mil.
As emendas são fruto da interlocução entre Glauco Braido, vereador em São Bernardo do Campo, e o gabinete parlamentar, que atenderam a uma demanda local discutida em Brasília com a assessoria de orçamento.
Kim Kataguiri, Deputado Federal, trabalhando por São Bernardo
A natureza da emenda é o custeio dos Serviços de Assistência Hospitalar e Ambulatorial para Cumprimento de Metas. No contexto das dotações orçamentárias do parlamento, esse tipo de emenda permite que deputados destinem recursos para reforçar o financiamento de hospitais, unidades de pronto atendimento (UPAs), prontos-socorros e emergências em todo o país. Isso inclui, por exemplo, o atendimento a pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a realização de procedimentos robóticos.
De acordo com Kataguiri, é fundamental priorizar o serviço de saúde de São Bernardo do Campo, que hoje conta com um sistema complexo que precisa de manutenção e novos equipamentos para atender grande parte da população local e também moradores de municípios vizinhos que utilizam os serviços da cidade.
Fiscalização
Preocupado com a eficiência e a transparência no uso do dinheiro público, o parlamentar solicitou que as emendas sejam devidamente cadastradas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), justamente para acompanhar o progresso da execução orçamentária e garantir que os recursos sejam aplicados de forma eficaz.