Sábado, 21 de Junho de 2025
15°C 25°C
São Bernardo do Campo, SP
Publicidade

O impacto do programa “Defenda-se” no enfrentamento da violência de gênero

Por: Redação
09/06/2025 às 19h38
O impacto do programa “Defenda-se” no enfrentamento da violência de gênero

Dra. Celeste Leite dos Santos (MP-SP)

Foto

A violência de gênero é uma questão crítica global. Segundo dados de 2021 da World Health Organization, uma em cada três mulheres, no mundo, já sofreu violência física ou sexual. 

Estudos mostram que estruturas patriarcais sustentam a desigualdade de gênero, moldam normas sociais que subjugam mulheres e perpetuam a violência sobre elas como instrumento de controle. Também apontam para a necessidade de uma profunda transformação social para que seja possível alguma mudança neste cenário.

Não são poucos os especialistas na questão que atestam que, muitos agressores utilizam estratégias de controle e de manipulação para manter poder sobre suas vítimas, minimizando ou justificando suas ações violentas. Compreender esses comportamentos é essencial para que as vítimas possam reconhecer o ilícito e responder a sinais de alerta em situações de perigo. 

Informação e orientação, portanto, são fundamentais. E, neste cenário, destaca-se o programa "Defenda-se! Transformando Dor em Conhecimento" - iniciativa colocada em prática pelo Instituto Brasileiro de Atenção e Proteção Integral a Vítimas (Pró-Vítima) em parceria com o Instituto "Paulo Kobayashi", e que conta com o apoio do Ministério da Mulher, do Governo Federal. 

O projeto atua de forma multidisciplinar, abrangente e transformadora, oferecendo, de graça, treinamento em defesa pessoal e, não menos importante, acolhimento emocional, físico e jurídico. As aulas e os atendimentos acontecem na sede do Centro Educacional "Dom Orione" (rua Treze de Maio, 478, 2º andar - Bela Vista, São Paulo-SP). Qualquer mulher, maior de idade, pode participar, desde que residente na capital.

O curso de autodefesa melhora a autoconfiança das alunas (hoje, quase 200) e as capacitam a reagir proativamente a situações de perigo. O treinamento também impacta positivamente no bem-estar psíquico e social de quem o pratica. 

Já com o serviço de acolhimento emocional, o programa oferece um espaço seguro para que as mulheres inscritas na iniciativa compartilhem suas experiências e fortaleçam suas resiliências, com direito à superação de traumas, à recuperação emocional e, principalmente, a sensação de que não estão sozinhas. 

Alongamento e avaliação fisioterapêutica, também disponibilizadas, gratuitamente, pelo "Defenda-se", contribuem para a prevenção de lesões e a promoção do bem-estar geral. Com orientação jurídica e conscientização, o programa ajuda mulheres a reconhecerem e a responderem a padrões de comportamento abusivo.

O projeto abarca, ainda, capacitações específicas em Direitos das Vítimas e das Mulheres. Nos dias 13 e 14 de agosto, das 9h às 13h, dentro do escopo do "Defenda-se", a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) sediará o evento "Direitos das Vítimas: o Estatuto da Vítima na Defesa dos Direitos das Mulheres". Na ocasião, será lançado o livro "Estatuto da Vítima".

"Defenda-se", portanto, é vital na luta pela igualdade de gênero. Promove a transformação social, por meio de conscientização, de suporte e de empoderamento. Trata-se de iniciativa essencial, que transforma dor em conhecimento e em poder, ao disponibilizar às mulheres vítimas ou não de violência urbana ou doméstica as ferramentas para um futuro mais seguro.

Dra. Celeste Leite dos Santos é presidente do Instituto Brasileiro de Atenção Integral à Vítima (Pró-Vítima); promotora de Justiça em Último Grau do Colégio Recursal do Ministério Público (MP) de São Paulo; doutora em Direito Civil; mestre em Direito Penal; e idealizadora do Estatuto da Vítima.

Foto

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Pró-Vítima Há 1 hora

Estatuto da Vítima é tema de livro que promotora de Justiça lança em agosto em SP

Obra de Celeste Leite dos Santos (MP-SP) reúne autores do anteprojeto e especialistas que abordam os desafios de texto já aprovado na Câmara dos Deputados e que segue em tramitação no Senado Federal; pré-venda está disponível pela Editora Nova Práxis

650 mil Há 1 semana

Kim Kataguiri destina R$ 650 mil para custeio da Saúde em São Bernardo do Campo; recursos vão para a Funcraf e Santa Casa

O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) destinou R$ 650 mil para o custeio de serviços de saúde em São Bernardo do Campo, bem como promover mudanças significativas para o bem-estar e desenvolvimento municipal.

PDL Há 1 semana

Marangoni e outros 33 deputados do União Brasil protocolam PDL para derrubar medida de Haddad

Projeto de Decreto Legislativo susta documento do Ministério da Economia que aumenta o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) no Brasil; requerimento de urgência deve ser votado em Plenário, na segunda-feira (16/6)

Aprovação Há 1 semana

Lei que facilita repasse a entidades deve ser sancionada por Tarcísio dentro dos próximos dias

De autoria da deputada estadual Ana Carolina Serra (Cidadania-SP), texto desburocratiza trabalho do terceiro setor no estado de São Paulo e garante viabilidade dos serviços prestados por entidades

Economia Há 2 semanas

“Governo continua equivocado ao querer arrecadar para equilibrar as contas do País”, alerta deputado do União Brasil

Fernando Marangoni preside três Frentes Parlamentares que lançaram, nesta segunda-feira (9/6), Manifesto pela Responsabilidade Fiscal e Contra a Escalada Tributária