Sábado, 21 de Junho de 2025
15°C 25°C
São Bernardo do Campo, SP
Publicidade

Consórcio ABC realiza primeira pesquisa censitária dedicada à população LGBTQIA+

Pesquisa tem como objetivo identificar população para criação de políticas públicas de inclusão social

Por: Redação
06/06/2025 às 18h57
Consórcio ABC realiza primeira pesquisa censitária dedicada à população LGBTQIA+

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC promove o primeiro mapeamento da realidade da população LGBTQIA+ nas sete cidades. A pesquisa é uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, por meio da Coordenação de Diversidade Sexual.

A pesquisa censitária terá caráter abrangente e pretende coletar dados sobre identidade, cidadania, comportamento, participação política e episódios de violência e discriminação. Os dados serão fundamentais para orientar políticas públicas mais eficazes, promover inclusão e combater desigualdades estruturais que ainda impactam essa população.

Iniciativa inédita, a pesquisa marca um novo capítulo na luta por direitos e visibilidade na região. O estudo é realizado em parceria com a Rede Amalgamar e o Núcleo de Estudos de Gênero Esperança Garcia (NEG) da Universidade Federal do ABC (UFABC), custeada por emenda parlamentar enviada pela então deputada estadual Erica Malunguinho ao Consórcio ABC.

A coleta de dados é realizada presencialmente, por meio de visitas a locais de maior concentração da população LGBTQIA+ e ações em espaços públicos estratégicos, sempre com abordagem respeitosa, sigilosa e orientada pelos princípios éticos da pesquisa científica.

Equipes capacitadas, compostas por pesquisadores da UFABC e integrantes da Rede Amalgamar, serão responsáveis por aplicar os questionários e sistematizar os dados.

Além disso, a pesquisa também poderá ser respondida online, com total sigilo e em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo a privacidade das pessoas participantes. Se você é uma pessoa LGBTQIA+ e mora em alguma das sete cidades do Grande ABC, é possível responder ao formulário digital e ajudar a transformar invisibilidade em ação coletiva por meio do link https://forms.gle/EfvRo81w7Q7NU8hQ8. A participação é voluntária.

Foto

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Pró-Vítima Há 20 minutos

Estatuto da Vítima é tema de livro que promotora de Justiça lança em agosto em SP

Obra de Celeste Leite dos Santos (MP-SP) reúne autores do anteprojeto e especialistas que abordam os desafios de texto já aprovado na Câmara dos Deputados e que segue em tramitação no Senado Federal; pré-venda está disponível pela Editora Nova Práxis

650 mil Há 1 semana

Kim Kataguiri destina R$ 650 mil para custeio da Saúde em São Bernardo do Campo; recursos vão para a Funcraf e Santa Casa

O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) destinou R$ 650 mil para o custeio de serviços de saúde em São Bernardo do Campo, bem como promover mudanças significativas para o bem-estar e desenvolvimento municipal.

PDL Há 1 semana

Marangoni e outros 33 deputados do União Brasil protocolam PDL para derrubar medida de Haddad

Projeto de Decreto Legislativo susta documento do Ministério da Economia que aumenta o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) no Brasil; requerimento de urgência deve ser votado em Plenário, na segunda-feira (16/6)

Aprovação Há 1 semana

Lei que facilita repasse a entidades deve ser sancionada por Tarcísio dentro dos próximos dias

De autoria da deputada estadual Ana Carolina Serra (Cidadania-SP), texto desburocratiza trabalho do terceiro setor no estado de São Paulo e garante viabilidade dos serviços prestados por entidades

Pró-Vítima Há 2 semanas

O impacto do programa “Defenda-se” no enfrentamento da violência de gênero