Entre os dias 21 e 25 de maio, acontece a Bienal do Lixo 2025, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, com entrada gratuita. O evento propõe usar a arte a serviço da transformação positiva da sociedade e do resgate da vida sem desperdícios. A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) participa desta edição em dois painéis de diálogo, além de ser apoiadora institucional do evento.
A atividade contará com painéis de diálogo com especialistas de diversas áreas; uma Mostra de Cinema Ambiental, com a discussão dos grandes desafios e soluções para o futuro do planeta; além de oficinas de reciclagem; exposição de arte; desfile sustentável e o projeto de uma casa sustentável para visitação.
Na última quinta-feira (22), a coordenadora do projeto IPH/USCS, Profª. Marta Marcondes, mediou o painel "Oceanos e rios, poluição sem fim", com Alexandre Moreno (Voz dos Oceanos e Família Schurmann), André Ballesteros (Sea Shepherd Brasil), Guilherme Borges (Orla Brasil), Luis Magalhães (O2Eco Tecnologia Ambiental) e Simão Filippe (Route Brasil), representantes das principais organizações em defesa das praias, rios e oceanos do Brasil e do mundo. Neste domingo (25), Marta participa de um painel pós exibição do filme "Guardiões das Águas", do qual Marta é uma das personagens.
"Resíduos são um grande problema que ninguém que falar ou se preocupar, pois a maioria das pessoas têm a impressão de que quando colocam seu lixo para fora de casa ele simplesmente desaparece, então ficam tranquilos. Mas isso não acontece...esse lixo vai para algum lugar. A Bienal do Lixo é um espaço para discutir justamente isso, para onde vai esse lixo? Qual a real responsabilidade de cada um de nós e quais são as soluções para melhoria da situação atual dos resíduos no Brasil e no mundo? A presença da USCS no evento demonstra a preocupação da Universidade com a atualização de conteúdos e possíveis parcerias para aprimorar nossos esforços no sentido da redução e destinação correta dos resíduos", explica a docente da USCS, Profª. Marta Marcondes.
O evento está em sua segunda edição, tendo sido criado em 2022, realizado pelas agências La Mela e Usina, com incentivos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. A entrada é gratuita, via inscrições pelo site do Sympla. Mais informações e a programação completa em: https://www.bienaldolixo.com.br/.
Sobre a Bienal do Lixo: A Bienal do Lixo é um evento que propõe usar a arte a serviço da transformação positiva da sociedade e do resgate da vida sem desperdícios. Um espaço onde criatividade e informação se unem para explicar a força do impacto e da responsabilidade da população sobre o destino do planeta. Organizada em um grande evento ao ar livre, a Bienal do Lixo propõe aos artistas um desafio provocador: fazer arte a partir do lixo, usando técnicas inovadoras para dar visibilidade a uma reflexão estética contemporânea e crítica dos nossos tempos. Oficinas de artes, mostras de cinema e atividades lúdicas devem sensibilizar crianças, jovens e adultos, em uma atmosfera contagiante que resultará em aprendizado e formação de novas atitudes. O resultado final? A consciência de que o fim pode ser o início de tudo.