Professora Renata Saggioro
É importante que conheçamos outras culturas. Sempre temos festivais de imigrantes italianos, japoneses, alemães, mas os ciganos terão sua vez este ano. Em Diadema, em 2015, o Grupo Amor Gitano (SBC) promoveu o I Festival de Cultura Cigana de Diadema (organizado pela Renata Saggioro e Secretaria de Cultura de Diadema), e agora acontece neste sábado e domingo, dias 24 e 25 de maio de 2025, uma das comemorações dos 450 anos de imigração cigana no Brasil. João Torres, o primeiro cigano registrado, chegados ao Brasil em 1574, vindos da Espanha com sua esposa Angelita.
Durante este ano haverão outros eventos em agosto e em outubro, organizados pela “Tenda do Cigano” – coordenador Cristiano Torres, descendente direto de João Torres através da Lei Aldir Blanc e da Secretaria de Cultura de São Bernardo do Campo.
Importante saber que existem milhares de ciganos espalhados por todo o mundo, com diferentes clãs (grupos), diferentes religiões, vestes, estilos de dança, de vida e de tradição. Todos eles falam uma mesma língua: o romanês (ou romani) e usam uma mesma bandeira: o azul que representa o céu e a liberdade, o verde que representa o respeito às matas e à natureza e a roda da carroça, que representa o caminho percorrido e o caminho a percorrer.
Curioso saber também que alguns personagens muito conhecidos também eram de família cigana, como a poetisa Cecília Meireles e o ex-presidente Juscelino Kubistchek.
A tua raça de aventura
quis ter a terra, o céu, o mar
Na minha, há uma delícia obscura
em não querer, em não ganhar
A tua raça quer partir,
guerrear, sofrer, vencer, voltar
A minha, não quer ir nem vir.
A minha raça quer passar
(Epigrama no. 7 – Cecília Meireles)
Para comemorar essa imigração tão colorida e misteriosa, o Parque Salvador Arena, localizado na Av. Caminho do Mar, 2980 – Rudge Ramos – SBC abre suas portas para o público em geral (de crianças a idosos), entrada gratuita. No evento haverá shows com bandas ao vivo, muitas apresentações de danças ciganas de diferentes estilos e grupos, oraculistas, expositores. Venha visitar, conhecer e se encantar.
Presença confirmada
Grupo Amor Gitano (SBC), Profa Renata Saggioro
Grupo Belas Gitanas (SBC) profa Margarete Grandolpho
Grupo Espiral, profa Sueli Klesse
Grupo Fogo Cigano – CRI (Centro de Referência do Idoso) de SBC – profa Renata Saggioro
VENHA SE DIVERTIR, APRENDER E APRECIAR MÚSICAS, COMIDAS E OUTRAS ATRAÇÕES.
Imagem “A bandeira cigana”. Disponível em https://caminhosciganos.org/a-bandeira-cigana/
Cecília Meireles. Disponível em https://singularidadepoetica.art/2016/10/18/cecilia-meireles-epigrama-no-7/
Imagens: arquivo pessoal Renata Saggioro