Sábado, 21 de Junho de 2025
15°C 25°C
São Bernardo do Campo, SP
Publicidade

Edital abre espaços públicos de São Bernardo para ocupação de movimentos culturais

Bandas, grupos, artistas solo e coletivos podem se inscrever junto à Prefeitura para utilizar parques, praças e áreas municipais para apresentações e projetos

Por: Redação
12/05/2025 às 21h09
Edital abre espaços públicos de São Bernardo para ocupação de movimentos culturais

Artistas de São Bernardo ganharam, neste ano, nova oportunidade para mostrar seu talento a moradores e visitantes da cidade. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, abriu edital de ocupação dos espaços públicos por movimentos artísticos. Com apenas alguns cliques, pelo site da Prefeitura – no Mapa Cultural – é possível inscrever projeto ou proposta para apresentação em parques, praças, entre outras áreas.

Por intermédio do edital de chamamento (nº 05/2025), publicado em abril, artistas, bandas, mestres de culturas populares e tradicionais, grupos ou coletivos podem se inserir, inclusive, em eventos públicos, a exemplo do recém-lançado 'Som no Paço'. Diferentes expressões artísticas e culturais são aceitas: teatro, dança, música, artes circenses, arte de rua, cultura indígena, cultura cigana, cultura tradicional, entre outras atividades. 

Foto

"O prefeito Marcelo Lima tem atuado para fortalecer os movimentos culturais da cidade e levar aos bairros atividades gratuitas. Esse é um convite para que os agentes culturais ocupem os espaços públicos e apresentem seu trabalho", destacou a secretária de Cultura de São Bernardo, Samara Dinis. 

O edital de ocupação dos espaços públicos pelos movimentos de arte integra o Programa Viva SBC, lançado no começo deste ano pela Prefeitura. Podem participar da iniciativa agentes culturais com atuação ou residência em São Bernardo – pessoa física ou jurídica.

PARTICIPAÇÃO - Para inscrever proposta ou projeto no 'Viva SBC', os interessados podem acessar o site mapacultural.saobernardo.sp.gov.br/. É necessário ter idade a partir de 18 anos. A inscrição não implica em contratação e a seleção é feita de acordo com a disponibilidade de agenda dos espaços e propostas de uso das áreas indicadas.

Foto

Foto

Foto

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Videocast Há 26 minutos

Nova temporada do videocast “Um Dedo de Prosa” leva o público a uma viagem ao interior do Maranhão

A nova temporada do videocast mergulha nas histórias vivas do Bumba-meu-boi no interior do Maranhão. E em São Paulo, o diretor maranhense Kelson Barros promove oficina de “Bumba-meu-boi do Maranhão”.

Hip-Hop Mulheres Há 31 minutos

Evento dedicado às mulheres no Hip-Hop cria espaço kids para acolher mães e famílias

Serão três dias de oficinas gratuitas de dança, batalhas de diversos estilos como Hip-Hop, Waacking, Popping e Open Style, além de rodas de conversa sobre maternidade, saúde mental e diversidade. O espaço especial para as crianças, garante que mães e famílias possam participar ativamente.

Caravana Há 37 minutos

Exército Contra Nada apresenta Caravana Zona Leste na Sala Olido com entrada gratuita

Voltado para crianças, jovens e adultos, o espetáculo mistura tradição e modernidade e apresenta uma caravana de artistas que, com seus instrumentos, cores e movimentos, transformam o espaço em uma verdadeira celebração circense.

Evento Há 5 dias

Sarau Junino agita a Zona Norte com música, cultura no CIC Norte – Jova Rural

O evento promove um encontro com artistas da Zona Norte e atividades para todas as idades. Um momento para curtir em família, valorizar a cultura do bairro e celebrar o que é feito por seus moradores.

Festival Há 3 semanas

Festival Mercedes Ladies celebra a força das mulheres na cultura Hip-Hop no Centro de Referência da Dança

O evento contará com oficinas, batalhas, espaço kids, debates e DJs em três dias de troca e movimento, criando um espaço de memória, reconhecimento e encontro entre mulheres da cena do Hip-Hop.