Sábado, 21 de Junho de 2025
15°C 25°C
São Bernardo do Campo, SP
Publicidade

ONG Instituto Gea entrega Carta Aberta ao Comitê para Inclusão de Catadores e Cooperativas (CIISC)

O núcleo gestor do CIISC (Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis) recebeu Carta Aberta assinada por 28 instituições representativas desse segmento solicitando uma lei federal mais assertiva sobre o trabalho de cooperativas e de catadores de resíduos eletroeletrônicos (REEE) e seu acesso a esses equipamentos descartados por entidades públicas e autarquias.

Por: Redação
12/05/2025 às 20h53
ONG Instituto Gea entrega Carta Aberta ao Comitê para Inclusão de Catadores e Cooperativas (CIISC)

A carta foi entregue pela presidente do Instituto Gea – Ética e Meio Ambiente, Ana Maria Luz, ao coordenador do Comitê federal, Ary Moraes, e defendida durante a 6ª reunião ordinária daquele órgão em Brasília, em 5 de maio de 2025. Desde 2024, a ONG Instituto Gea mobiliza-se por uma lei federal que autorize claramente redes e cooperativas capacitadas e estruturadas adequadamente para atuar com REEE, já que as legislações de Estados e Municípios diferem entre si.

O Gea ainda se empenha por mudança na Lei do Desfazimento, de forma que as cooperativas também possam ser incluídas nas doações de resíduos eletrônicos descartados por instâncias públicas e autarquias. Com esse acesso, seria ampliado significativamente o volume de trabalho e de geração de renda do segmento, além de beneficiar o meio ambiente com desmontagem e descarte corretos desses materiais.

O Brasil produz cerca de 2,4 milhões de toneladas de resíduos eletroeletrônicos anualmente, ocupando a 5ª posição no ranking global e sendo o maior produtor da América Latina, mas apenas 3,6% desse volume é reciclado adequadamente. Grande parte dos resíduos eletroeletrônicos é descartada de forma irregular, muitas vezes em córregos ou depósitos clandestinos, gerando graves impactos ambientais e à saúde pública.

Foto

Ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, participou do encontro ao lado da presidente do Gea, Ana Maria Luz

Grupo de Trabalho

Ary Moraes, coordenador do CIISC, comprometeu-se em criar Grupo de Trabalho com essas pautas, o que deixou animada a presidente do Instituto Gea, Ana Maria Luz, pela perspectiva de contribuir para que essas justas demandas tenham resposta. A Carta Aberta já foi enviada para outras instâncias do Ministério do Meio Ambiente e do Congresso Nacional. Leia a íntegra: https://reciclaon.institutogea.org.br/carta-aberta-ao-governo-federal-2/

O Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis foi instituído em 2023 com a missão, entre outros, de articular políticas setoriais e acompanhar a implementação de ações voltadas ao setor.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Pró-Vítima Há 55 minutos

Estatuto da Vítima é tema de livro que promotora de Justiça lança em agosto em SP

Obra de Celeste Leite dos Santos (MP-SP) reúne autores do anteprojeto e especialistas que abordam os desafios de texto já aprovado na Câmara dos Deputados e que segue em tramitação no Senado Federal; pré-venda está disponível pela Editora Nova Práxis

650 mil Há 1 semana

Kim Kataguiri destina R$ 650 mil para custeio da Saúde em São Bernardo do Campo; recursos vão para a Funcraf e Santa Casa

O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) destinou R$ 650 mil para o custeio de serviços de saúde em São Bernardo do Campo, bem como promover mudanças significativas para o bem-estar e desenvolvimento municipal.

PDL Há 1 semana

Marangoni e outros 33 deputados do União Brasil protocolam PDL para derrubar medida de Haddad

Projeto de Decreto Legislativo susta documento do Ministério da Economia que aumenta o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) no Brasil; requerimento de urgência deve ser votado em Plenário, na segunda-feira (16/6)

Aprovação Há 1 semana

Lei que facilita repasse a entidades deve ser sancionada por Tarcísio dentro dos próximos dias

De autoria da deputada estadual Ana Carolina Serra (Cidadania-SP), texto desburocratiza trabalho do terceiro setor no estado de São Paulo e garante viabilidade dos serviços prestados por entidades

Pró-Vítima Há 2 semanas

O impacto do programa “Defenda-se” no enfrentamento da violência de gênero