Quarta, 04 de Agosto de 2021 15:56
(11) 99734-5699
Saúde Vacina JÁ

Número de recusas despenca após Prefeitura de São Bernardo enviar quem escolhe vacina para o fim da fila

No 1º dia de medida, número de desistentes caiu de 222 para 20; campanha segue avançando com abertura de agendamento para vacinação de moradores de 37 anos

06/07/2021 01h44
Por: Redação Fonte: PMSBC
A vacinação em São Bernardo continua a
A vacinação em São Bernardo continua a "todo vapor"

O número de pessoas que recusam a vacina contra a Covid-19 despencou em São Bernardo após a Prefeitura adotar novo protocolo que coloca quem escolhe a marca do imunizante no fim da fila da campanha de vacinação. A medida pioneira comprovou sua eficácia já no primeiro dia de implantação, na última quinta-feira (01/07), quando foram registradas apenas 20 recusas. Um dia antes esse número foi de 222 negativas. Além de aguardar a imunização de toda a população elegível, os desistentes também têm que assinar um termo de "recusa e responsabilidade", que fica anexado ao protocolo do paciente na rede municipal.

Para o prefeito Orlando Morando o resultado positivo demonstra que a população entendeu que o mais importante neste momento de pandemia é se vacinar e proteger quem nos cerca. "Desde o início da vigência da medida contabilizamos 35 recusas de pessoas que foram para o final da fila da vacinação, com termos assinados. Se compararmos percentualmente, só no primeiro dia reduzimos em mais de 90% a escolha pela marca do imunizante. Isso é uma vitória da nossa população contra o coronavírus", detalhou.

ABERTO AGENDAMENTO PARA 37 ANOS

Com a chegada de um novo lote de vacinas no último domingo o município inicia nesta segunda-feira (05/07) o agendamento da população acima de 37 anos. O cadastro é obrigatório e pode ser realizado no portal da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br/web/coronavirus) ou no aplicativo SBC na Palma da Mão. Além do cadastro no portal, é necessário preencher os dados no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br), do governo do Estado, para agilizar o atendimento no dia da aplicação.

As doses continuam sendo ofertadas para as pessoas com 48 anos ou mais e demais grupos já contemplados pelos planos Estadual e Nacional de Imunização, que, por alguma razão, ainda não tenham se imunizado. "Todas as pessoas já contempladas no calendário municipal e que ainda não compareceram para tomar a vacina têm a oportunidade diária de realizar o agendamento no site da Prefeitura, sem a necessidade de comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS)", adicionou o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho.

DOAÇÃO DE ALIMENTOS

A campanha Vacina Contra a Fome continua com a arrecadação de alimentos não perecíveis nos cinco postos de vacinação contra a Covid-19. Uma ação iniciada em São Bernardo em março, por meio do Fundo de Social de Solidariedade (FSS), e que, posteriormente, foi incorporada à campanha do Governo do Estado. As doações podem ser entregues das 8h às 12h e das 13h às 17h. Até o momento, já foram arrecadadas mais de 90 toneladas de alimentos pela campanha.

Texto: Vivian Rossi / Fotos: Gabriel Inamine

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.