Segundo a pesquisa do Observatório Nacional da População em Situação de Rua da UFMG o número de pessoas vivendo nas ruas no Brasil passou de cerca de 150 mil em 2021 para mais de 227 mil em 2023 — um aumento de mais de 50% em apenas dois anos, tornando a assistência social uma importante aliada para quem está nessa situação.
Na cidade de São Paulo, a maior metrópole do país, de acordo com dados mais recentes da pesquisa, o número de pessoas sem moradia aumentou significativamente nos últimos anos, chegando a 64.818 em dezembro de 2023, quase o dobro do registrado no censo municipal de 2021. O crescimento da população em situação de rua é um reflexo de diversos fatores, como desemprego, crise habitacional e dificuldades econômicas agravadas pela pandemia.
Em meio a esse cenário, o projeto Parceiros Pelas Ruas se destaca como uma iniciativa séria e estruturada, que há cinco anos vem oferecendo não apenas alimento, mas dignidade e acolhimento a milhares de pessoas. Toda quinta-feira, voluntários se reúnem na Praça da Sé para distribuírem marmitas cuidadosamente preparadas com um alto valor nutricional. Até o momento, mais de 57 mil refeições já foram entregues, sempre respeitando as necessidades nutricionais e garantindo uma alimentação equilibrada a quem mais precisa.
O projeto é mantido por doações e pelo esforço de voluntários e amigos, mas enfrenta desafios crescentes para se manter ativo e ampliar seu impacto. "Nosso compromisso vai além de fornecer uma refeição quente. Queremos criar um impacto positivo na vida dessas pessoas, oferecendo suporte e visibilidade para uma realidade muitas vezes ignorada", afirma Daniel Emíio Sidi, um dos organizadores da ação. Diante desse cenário, a iniciativa busca apoio de empresas, autoridades e da sociedade civil para continuar seu trabalho.
Sobre o Parceiros Pelas Ruas
O Parceiros Pelas Ruas é um projeto social independente que atua desde 2020 na cidade de São Paulo, levando alimentação de qualidade e apoio às pessoas em comunidades da zona sul e nas ruas de São Paulo durante a pandemia e nos últimos dois anos focando para as pessoas em situação de rua. Mantido por doações e pelo esforço de pessoas físicas voluntárias, o projeto tem o compromisso de oferecer refeições equilibradas e promover a solidariedade e a empatia na sociedade.
Para mais informações e apoio ao projeto, entre em contato: @parceirospelasruas. DOE: Pix CNPJ: 46.727.955/0001-46