Segunda, 21 de Abril de 2025
16°C 21°C
São Bernardo do Campo, SP
Publicidade

UBSs de São Bernardo intensificam busca ativa por pacientes com tuberculose

Celebrado em 24 de março, Dia Mundial de Combate à Tuberculose é um chamado ao cuidado e à prevenção da doença; tratamento está disponível no SUS

Por: Redação
26/03/2025 às 22h18
UBSs de São Bernardo intensificam busca ativa por pacientes com tuberculose

Em mobilização que amplia a atenção a cada área da saúde pública, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de São Bernardo intensificaram a busca ativa por pacientes com tuberculose. A iniciativa, que envolve o cuidado com os moradores atendidos nos equipamentos municipais, marca o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março.

A medida se estende até o dia 31 de março. A doença infectocontagiosa é causada pelo bacilo de Koch, uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins, bexiga, olhos, pele e cérebro, entre outros.

A médica infectologista do Programa de Tuberculose de São Bernardo, Vanessa Santos de Paula, explicou que a data é um chamado à ação. "Um lembrete de que, apesar dos avanços médicos, milhões de pessoas ainda perdem a vida para essa doença que é prevenível e curável", destacou a especialista.

Foto

A transmissão da tuberculose ocorre por meio das vias aéreas durante a fala, espirro ou tosse de alguém infectado. Os bacilos são eliminados e infectam outras pessoas que estejam no mesmo ambiente. "Cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata, pode infectar cerca de 10 a 15 pessoas por ano", alertou a médica. 

"É preciso que as pessoas se atentem aos sintomas. Tosse seca ou com secreção há mais de três semanas, cansaço excessivo ou falta de ar, febre baixa, geralmente no fim da tarde, suor noturno, falta de apetite e perda de peso acentuada são indicativos de tuberculose", detalhou Vanessa.

ORIENTAÇÃO - O tratamento é disponível pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Na presença de algum desses sintomas, a orientação é procurar imediatamente a UBS de referência para realização do exame. "É um exame rápido e indolor e o tratamento é feito pelo SUS, com retirada de medicação na própria unidade de saúde", completou.

Foto

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários