Segunda, 21 de Abril de 2025
16°C 21°C
São Bernardo do Campo, SP
Publicidade

UFABC reconhece atuação do Consórcio ABC para valorização da cultura negra

GT Igualdade Racial foi homenageado pela promoção da capoeira como arte ancestral

Por: Redação
26/03/2025 às 22h09
UFABC reconhece atuação do Consórcio ABC para valorização da cultura negra

A atuação do Consórcio Intermunicipal Grande ABC para promoção da cultura negra ganhou reconhecimento da Universidade Federal do ABC (UFABC). Por meio do curso de extensão Africanidades Por Elas, a instituição de ensino homenageou o Grupo de Trabalho (GT) Igualdade Racial da entidade regional pela promoção da capoeira como arte ancestral da cultura negra.

Entre suas ações para a valorização da capoeira, o GT do Consórcio ABC promoveu em 2019 um grande evento em homenagem aos mestres do esporte na região. O encontro recebeu cerca de 100 pessoas e realizou a entrega de aproximadamente 90 certificados de honra ao mérito pelos serviços prestados por capoeiristas às sete cidades.

Criado em 2008, o GT Igualdade Racial busca promover o enfrentamento do racismo institucional e de toda forma de intolerância e manifestação discriminatória. Além disso, discute e incentiva políticas afirmativas étnico-raciais na saúde, educação, cultura e formação profissional, para a promoção da igualdade das etnias, em conformidade com o Estatuto da Igualdade Racial.

Iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC, o curso de extensão Africanidades Por Elas tem entre seus objetivos a construção de protagonismos de mulheres docentes na educação antirracista nas escolas.

"Receber o reconhecimento pela UFABC significa que a nossa luta e enfrentamento ao racimo está no caminho certo. Gratidão a todas e todos os integrantes que fazem parte nosso GT", ressaltou o coordenador do GT Igualdade Racial, João Moreira, o Mestre Pelé.

Foto

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários