O evento realizado no Plenário Tereza Delta no sábado (22/03) teve como foco a discussão sobre a importância da inclusão e os desafios enfrentados por pessoas com Síndrome de Down. A iniciativa foi promovida em parceria com o coletivo Famílias T21 no ABC e incluiu uma programação diversificada com palestras de especialistas, atividades interativas e sorteios.
O vereador Julinho Fuzari (Cidadania), responsável pela Resolução n.º 3.479/2024 que instituiu a data, compartilhou sua experiência pessoal na militância pela inclusão, muito influenciada pelo diagnóstico de neurodivergência de seu filho. Ele enfatizou a necessidade de políticas públicas que promovam igualdade e oportunidades para pessoas com Síndrome de Down.
Além de Fuzari, a mesa de honra contou com a presença de autoridades e representantes como, Vitor Ricardo, jovem com Síndrome de Down (T21); Nina Braga, vereadora de São Bernardo do Campo; Fábio Lopes, vereador de Santo André; Mateus Versolato, representante do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência; e Patrícia Pereira Lima e Tamires Sforzin de Oliveira, representando as famílias T21 no ABC.
A celebração do Dia Mundial da Síndrome de Down, que ocorre em 21 de março, visa aumentar a conscientização sobre os desafios enfrentados por essa população. A data passou a ser oficialmente reconhecida no Brasil em 2022 e é reconhecida pela ONU desde 2012. A condição é causada pela presença de um cromossomo 21 extra, e embora não seja uma doença, requer cuidados individuais e atenção especializada. No Brasil, a incidência é de cerca de um caso a cada 700 nascimentos, representando umas 270 mil pessoas.