Quarta, 04 de Agosto de 2021 17:11
(11) 99734-5699
Esportes Skate

Os recordes e curiosidades mais incríveis do skate

Criado nos anos 1960, o skate tem um arsenal de conquistas ao longo de sua trajetória de mais de cinco décadas. Seja por mérito das gerações pioneiras ou pelos novos talentos e pela tecnologia, veja uma lista de curiosidades e recordes sobre a modalidade.

01/07/2021 00h33
Por: Redação Fonte: Red Bull
Patti McGee
Patti McGee

1. Patti McGee, conhece ela? Foi a primeira mulher skatista profissional. Ela tinha apenas 19 anos quando venceu o campeonato nacional nos Estados Unidos em 1965.

2. Em 1978, o norte-americano Alan Gelfand ficou conhecido por inventar o Ollie na transição. Mal ele sabia que iria revolucionar o mundo do skate com essa manobra.

3. Todo 21 de junho é comemorado o Dia mundial do Skate. A data foi criada em 2004 pela International Association of Skateboard, para mostrar que existe uma cena forte espalhada pelo mundo.

4. Segundo pesquisa da International Association of Skateboard em parceria com a Adventure Sports Fair, o mercado do skate gera o equivalente a R$ 1 bilhão todos os anos, com a venda de roupas e acessórios.

5. O Brasil tem apenas uma piscina skatável, a Classe D. Ela fica em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo e foi tradicional nos anos 80. Segue grandes nomes da transição para sessões.

6. Em 1984, Stacy Peralta e George Powell lançam o primeiro vídeo (https://www.redbull.com/br-pt/films/bones-brigade) de uma equipe de Skate, chamado de "The Bones Brigade Video Show". Foi uma revolução na cena e no mercado de skate.

7. Em 1999, foi lançado o game Tony Hawk’s Pro Skater, que se tornaria o mais popular jogo de skate em videogame (https://www.redbull.com/br-pt/skate-melhores-jogos-para-celular) de todos os tempos. A versão mais recente tem a brasileira Leticia Bufoni.

8. Cachorro skatista, isso existe? Otto é um simpático bulldog que remou por baixo das pernas de 30 pessoas, quebrando o recorde de mais longo túnel humano percorrido por um cachorro em um skate.

9. Em 2002, Danny Way inventou a megarrampa (https://www.redbull.com/br-pt/skate-lendas-danny-way) especialmente para um programa exibido em pay per view na TV dos nos EUA. Ele levou o skate vertical para patamares que nunca tinham sido vistos.

10. Skatelab é o maior museu de skate do mundo e fica em Ventura City, na Califórnia. O acervo tem mais de 50 mil itens, entre revistas, livros, peças, shapes e skates de mais de seis décadas de história.

11. Leticia Bufoni (https://www.redbull.com/br-pt/episodes/leticia-bufoni-until-18-s01-e09) é a skatista recordista de medalhas nos X Games, com cinco ouros, três pratas e três bronzes. O feito da maios skatista brasileira de todos os tempos está registrado no "Guinness Book"

12. Rob Dyrdek foi responsável por fazer o maior skate do mundo. Em 2009, o skatista exibiu em seu programa da MTV, o "Rob Drydek’s Fantasy Factory", o skate de 11,7 metros, carregando dez pessoas.

13. O Campeonato Brasileiro de Skate Street fez história em 2016 ao reunir o maior número de skatistas em uma competição feminina no Brasil: 75 participantes em São Bernardo do Campo (SP).

14. Que tal um insano drop do Sandro Dias (https://www.redbull.com/br-pt/athlete/sandro-dias) na ponte Estaiada, em São Paulo, a 30 metros de altura? Aconteceu em 2019 e foi um dos maiores desafios da carreira do hexacampeão mundial.

15. Gui Khury, anote o nome. Com apenas 11 anos, ele tornou-se o mais jovem a fazer um 1080° no vertical. O brasileiro, que já desceu a megarrampa, é também o mais jovem a participar dos X Games.

16. Em 2021, o skate entrou na Classificação Brasileira de Ocupações e, assim, skatista tornou-se legalmente uma profissão. Atletas podem contribuir para o INSS e se aposentar.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.