Segunda, 21 de Abril de 2025
16°C 21°C
São Bernardo do Campo, SP
Publicidade

Espaço DAJUV, em São Bernardo, recebe oficina gratuita de circo com artistas do Q?

A oficina oferece uma imersão nas artes circenses, abordando temas como identidade, diversidade e novas formas de expressão

Por: Redação
18/03/2025 às 21h04
Espaço DAJUV, em São Bernardo, recebe oficina gratuita de circo com artistas do Q?

Inscrições abertas para Oficina de Circo do Projeto "Será que estamos em outra versão?"

Até o dia 04 de abril de 2025, estão abertas as inscrições para a Oficina de Circo - "Será que estamos em outra versão?" que será realizada nos dias 05 e 12 de abril de 2025, das 10h às 12h, de forma gratuita, no espaço DAJUV, em São Bernardo do Campo (SP). 

A oficina de circo irá incentivar o aprendizado e a experimentação por meio de atividades que abordarão temas como identidade, diversidade, memória afetiva e representações de gênero, criando um ambiente colaborativo, onde a arte circense é utilizada como meio de reflexão sobre os diferentes modos de vida e como ferramenta de construção de novas formas de expressão. 

A proposta se alia à pesquisa estética do espetáculo "Será que estamos? Outra versão?", do Q? ( @q_interrogacao ), que será apresentado nos dias 23, 24, 30 e 31 de maio de 2025, às 19h30, com entrada gratuita, no DAJUV. O espetáculo é uma reflexão profunda sobre a identidade, o corpo e as questões sociais contemporâneas, explorando como o sujeito pode se permitir ser o que ele deseja em um mundo onde os corpos são constantemente definidos por normas externas e arbitrariedades.

Foto

Foto

A versão de "Será que estamos" que o 'Q?' preparou para ser apresentado no espaço DAJUV, contará com o trio Renato Vasconcellos, Rodrig Raiz, Gabriel Mesquita e participação especial de Fábiu Galvão. Os intérpretes apostam em uma 'outra versão´ da performance iniciada em 2019, em que a brincadeira feita pelas crianças utilizando uma toalha na cabeça para parecer cabelo comprido funciona como disparador dramatúrgico e coreográfico, tornando possível assumir e experimentar espaços identitários da "criança viada"

As toalhas nas cabeças fazem surgir máscaras, personagens, entidades e quando elas cobrem o restante do corpo, elas completam a brincadeira fantasiosa da transformação. Na dança, a manipulação constante dos corpos e das identidades que surgem na cena pretendem um diálogo constante e questionador com a cultura LGBT+ 

Sobre o Q?

O  Q? é um ambiente de trabalho formado por Renato Vasconcellos e Rodrig Raiz, artistas ligados à cena performativa do corpo, principalmente a partir da dança, que se uniram com o interesse em comum de discutir sobre o espaço público e toda sua complexidade política. 

As ações fazem parte do projeto "Será que estamos em outra versão?" contemplado pelo Edital de Chamamento Público Nº 008/2024-SC de fomento às linguagens integradas e cultura digital.

Informações: www.instagram.com/q_interrogacao

Serviço: Oficina de Circo – "Será que estamos em outra versão?"
Sinopse: A oficina convida o público a mergulhar no universo lúdico e transformador das artes circenses, oferecendo um espaço de aprendizado e experimentação, unindo o circo à reflexão sobre temas como identidade, diversidade e a construção de novas formas de expressão. A atividade irá explorar as técnicas circenses, desenvolvendo habilidades, além de integrar elementos às discussões que envolvem a memória afetiva e a política das representações de gênero. 
Quando: 05 e 12 de abril de 2025 (sábados) - Horário: 10h às 12h
Grátis - Faixa etária: acima de 14 anos - Vagas: 10 - Não é necessário ter experiência prévia em circo.  
Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSckXd1LuawKOaBV0rrO4JSlfxQPVUDCZPOyBipUPY3AB64Ynw/viewform?pli=1
Onde: DAJUV - Av. Redenção, 271 - Jardim do Mar, São Bernardo do Campo - SP, 09725-680

Foto

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários