Quinta, 10 de Julho de 2025
12°C 22°C
São Bernardo do Campo, SP
Publicidade

Caravana da Saúde atenderá mais de 16.700 pessoas em mutirões até fim de março

Mobilização da Prefeitura de São Bernardo para zerar as filas represadas de espera por consultas, exames e cirurgias segue com força total durante os próximos finais de semana

Por: Redação
15/03/2025 às 14h38 Atualizada em 15/03/2025 às 14h44
Caravana da Saúde atenderá mais de 16.700 pessoas em mutirões até fim de março

O programa Caravana da Saúde, inaugurado em janeiro pelo prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, para zerar as filas de espera por consultas, cirurgias e exames, prevê atender mais de 16.700 moradores da cidade em mutirões aos finais de semana até o fim de março. Neste sábado e domingo, dias 15 e 16 de março, quatro equipamentos de saúde abrem as portas, das 7h às 19h, para realizar 6.576 atendimentos.

Neste sábado e domingo, a Políclinica Centro vai atender 3.600 pessoas, o Hospital de Clínicas agendou 1.512 atendimentos, no Centro Especializado de Reabilitação (CER IV) serão realizadas 480 consultas e no Hospital de Olhos serão 984 atendimentos, entre consultas e exames. A equipe da Secretaria de Saúde realiza os atendimentos de forma prévia, visando liquidar a demanda represada.

"Essa tem sido uma de nossas principais metas neste início de gestão em São Bernardo: zeras as filas de espera na saúde, dar mais dignidade para a população, com um atendimento de qualidade, eficiente, como as pessoas merecem", sustentou o prefeito Marcelo Lima. "E nós não vamos descansar até atingirmos esse objetivo de zerar as filas e estabelecer prazos para os atendimentos quando a casa estiver organizada", completou o chefe do Executivo municipal.

Foto

"Nós estamos mobilizando a nossa equipe, que tem trabalhado diuturnamente para que possamos entregar uma saúde de qualidade", destacou o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr Jean Gorinchteyn. "E reforço um apelo que já estamos fazendo desde o início desse processo: para que as pessoas não faltem aos seus agendamentos", finalizou.

No final de semana de 22 e 23 de março, a previsão é de atendimento de 6.372 pessoas. Já nos dias 29 e 30 serão realizados 5.648 atendimentos. Esses números são prévios e podem ser maiores com a contínua organização dos fluxos de atendimento.

Foto

NÚMEROS EXPRESSIVOS - A Caravana da Saúde é um programa robusto de atendimento em consultas especializadas, cirurgias e exames, com números impressionantes. Desde o seu lançamento, já foram realizados 67.189 atendimentos, sendo 4.906 tomografias com contraste, 6.164 ultrassons, 35.960 cirurgias e consultas com especialistas, 1.589 mamografias e 18.570 atendimentos nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).

AMBULÂNCIAS - A Prefeitura de São Bernardo recebeu do governo federal duas novas ambulâncias para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O secretário municipal de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn, participou nesta sexta-feira (14/3) na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo, da cerimônia de entrega dos veículos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, marcaram presença no evento.

Ao todo, o anúncio do governo federal envolveu 789 ambulâncias distribuídas para cerca de 500 municípios brasileiros. As duas novas ambulâncias para São Bernardo se somam à frota da cidade, que conta com outras 12 ambulâncias básicas, duas avançadas e duas motolâncias. O município ainda aguarda a liberação de mais um veículo, pleiteado via PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

"São Bernardo não recebia ambulâncias para o Samu há mais de sete anos e a gente precisava muito desses equipamentos. Fizemos a solicitação para o Ministério da Saúde para que desta maneira a gente consiga chegar mais rápido para os atendimentos em caso de acidentes ou qualquer emergência", frisou o ministro Alexandre Padilha, emendando que a medida irá beneficiar, no geral, mais de 20 milhões de pessoas no País. "Até o final do atual governo, teremos entregues mais 2.300 ambulâncias, para universalizar o atendimento do Samu no Brasil", emendou.

O secretário de Saúde de São Bernardo destacou que o atendimento na primeira hora após ocorrências como infarto ou acidente vascular cerebral é crucial para a sobrevivência dos pacientes. "É fundamental que nós tenhamos uma ação rápida, que pode fazer com que os danos, nesses casos, sejam muito menores", frisou Gorinchteyn. "Estamos aqui hoje, representando o prefeito Marcelo Lima, sempre com esse olhar para cuidar das pessoas, principalmente nesses momentos mais dramáticos", concluiu.

Foto

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Transtornos Há 1 dia

Entenda sobre o Transtorno Desintegrativo da Infância

Doenças Há 1 semana

Docente da USCS alerta sobre as doenças de inverno

O inverno no Brasil teve início na última sexta-feira (20) e já apresenta previsões de frio intenso em suas primeiras semanas. Mudanças nos costumes nessa estação, como não sair tanto ao ar livre, se mantendo em ambientes mais fechados; mudar a alimentação, ingerindo menos legumes e verduras e mais refeições quentes e densas; e realizar menos atividades físicas, são comuns para a maioria das pessoas, porém podem ser agravantes na transmissão das doenças respiratórias, ou “doenças de inverno”.

Saúde Mental Há 1 semana

Esquizofrenia um Transtorno Mental que existe tratamento

A esquizofrenia é um transtorno mental crônico e grave que afeta a forma como a pessoa pensa, sente e se comporta. Os sintomas mais comuns incluem delírios (acreditar em coisas que não são reais), alucinações (como ouvir vozes), alterações no pensamento, na fala e no comportamento, além de retraimento social e dificuldades emocionais.

Conferência Há 2 semanas

Conferência Municipal debate políticas públicas de saúde para São Bernardo

Com o tema “Desafios e Perspectivas: Saúde pra Frente”, atividade será realizada nos dias 27, 28 e 29 de junho, nas dependências da Faculdade de Direito

Desenvolvimento Há 3 semanas

A importância da intervenção precoce no desenvolvimento infantil

A intervenção precoce é uma das estratégias mais eficazes quando pensamos no desenvolvimento saudável de bebês, especialmente daqueles que apresentam atrasos ou sinais de risco para transtornos do neurodesenvolvimento, como o autismo.