Quarta, 04 de Agosto de 2021 16:59
(11) 99734-5699
Pets É da família

Friagem causa problemas respiratórios no seu pet

Cuidados com seu bichinho são necessários com essas temperaturas baixas

30/06/2021 00h28 Atualizada há 1 mês
Por: Redação
protegidos do frio
protegidos do frio

Tosse, espirros, febre e coriza… Todos sofrem com esses sintomas em uma época mais fria, inclusive os animais. Doenças respiratórias podem afetar seu pet durante o ano todo, mas ocorre com maior frequência no inverno. Isso acontece, principalmente, por causa do tempo seco associado a um ambiente fechado e sem ventilação.

De acordo com o bom senso, a melhor solução é a prevenção, incluindo as visitas periódicas à clínica veterinária e a carteira de vacinação dos pets em dia.

Gripe nos pets

Os vírus e as bactérias podem causar problemas respiratórios em seus cães e gatos. Esses microrganismos são transmitidos quando um cachorro saudável tem contato com um animal infectado, por exemplo, por meio da secreção nasal, ou quando o contato acontece por objetos e locais contaminados, como bebedouros, comedouros e brinquedos.

Os principais sintomas são espirros, secreção nasal, tosse, secreção ocular, apatia, febre e perda de peso. No entanto fique atento, embora alguns sintomas possam não parecer sérios para voce, não devem ser subestimados. Muitos deles podem evoluir para quadros mais graves, como uma pneumonia ou podemos estar diante de agentes mais perigosos como o vírus da cinomose canina, que pode passar de alterações respiratórias para complicações neurológicas, podendo ocorrer inclusive o óbito!

Por isso, caso note qualquer alteração na saúde do pet, é muito importante levá-lo ao médico-veterinário, pois somente ele poderá chegar ao diagnóstico e estabelecer a melhor conduta para o tratamento do bichinho. Existe vacinas disponíveis no mercado que ajudam a proteger os cães e gatos contra muito desses agentes associados aos quadros respiratórios, sendo importante mantê-las atualizadas. Também é importante manter o local que seu pet vive higienizado e ventilado, pois evita a transmissão.

Dica valiosa

Seu pet é especial na sua vida e têm uma importância muito grande no convívio da família, sendo sua a responsabilidade de se preocupar com a saúde e o bem-estar dele. Por isso, a importância da realização das visitas periódicas a um veterinário de sua confiança, pois só o profissional pode fazer a melhor orientação, garantindo qualidade de vida para o seu pet e, consequentemente, para toda família.

Nada como um travesseiro, cama e cobertor!!!

A dupla esta bem quentinha e protegida

Aquecido, da para "ficar de boa"

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.