Quinta, 27 de Março de 2025
19°C 27°C
São Bernardo do Campo, SP
Publicidade

CEAGESP atinge 890 pontos no Índice de Conformidade da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (IC-Sest)

Indicador aponta a qualidade da governança de uma empresa pública do Governo Federal e vai até 1.000 pontos

Por: Redação
08/02/2025 às 13h13
CEAGESP atinge 890 pontos no Índice de Conformidade da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (IC-Sest)

A CEAGESP chegou em 2024 à marca de 890 pontos no Indicador de Conformidade da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (IC-Sest). Tal marcador representou um aumento de 27% em relação aos 701 pontos registrados em 2023.

Esse índice mede o cumprimento dos requisitos que a Sest, ligada ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) estabelece para as empresas do Governo Federal. "O principal foco desse indicador é assegurar a disponibilidade e a qualidade dos dados apresentados necessários para a execução das atividades e processos da Sest. São diversos itens a serem cumpridos e que normalmente são encaminhados para realizar a avaliação da conformidade da empresa estatal", conta Adinilton Loreto, responsável pela Coordenadoria de Riscos e Conformidade (CORIC). "Por fim, esse aumento no índice demonstra que houve melhor governabilidade na Companhia", acrescenta.

Vários são os aspectos levados em conta na elaboração do IC-Sest. "Temos dados econômico-financeiros e os de pessoal (folha de pagamento), orçamento, governança corporativa, saúde e previdência", conta Anderson Pereira, técnico administrativo da CORIC. "A contagem vai até 1.000 pontos, portanto, atingimos uma pontuação muito boa", completa.

As informações que compõem o indicador devem chegar à Sest por meio do Sistema de Informação das Estatais (SIEST) sempre bem completas, pois a simples necessidade de retificação já diminui a pontuação da estatal. "Identificamos algumas informações que não estavam tão de acordo com o que a Sest exigia e ajustamos junto às áreas para fazer esse alinhamento", explica Anderson. "Não basta só enviar e pronto, pois eles vão analisar a informação e atribuir uma nota para ela. Se não estiver completa, já tem desconto por conta do prazo e qualidade da informação prestada", acrescenta.

A subida de 27% na pontuação final atribuída à CEAGESP de um ano para outro envolveu, inclusive, o controle contínuo da CORIC. Ao longo de 2024, houve cobrança antecipada das áreas envolvidas no processo, recepcionando as evidências de inserção dos dados no sistema da Sest e avaliando ainda a qualidade das informações prestadas.

Bons resultados no IC-Sest correlacionam-se com a adequação de uma estatal no campo da lei, sobre a qual a CEAGESP vem trabalhando continuamente. "Essa é uma demonstração de que estamos gerando e disponibilizando nossas informações e indicadores de maneira coerente", conta Loreto.

A quantidade de pontos atingida, inclusive, condiciona a concessão de Remuneração Variável Anual (RVA). "É preciso alcançar pelo menos 800 pontos no IC-SEST para que a diretoria executiva tenha direito à RVA", explica Anderson.

Tal trabalho só foi possível graças à cooperação mútua. "É importante ressaltar a reciprocidade e comprometimento que tivemos de cada área. Todas elas se empenharam bastante conosco para melhorar essa pontuação", conta Loreto.

SOBRE A CEAGESP

Empresa pública federal sob a forma de sociedade anônima, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) é vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e constitui importante elo na cadeia de abastecimento de produtos hortícolas, permitindo à produção vinda do campo, de vários estados brasileiros e incluindo outros países, chegar com regularidade e qualidade à mesa das pessoas. 

A CEAGESP conta com duas unidades de negócios distintas e complementares: entrepostagem e armazenagem, fornecendo a infraestrutura necessária para que comerciantes e produtores desenvolvam suas atividades com garantia de segurança, eficiência e serviços qualificados. É responsável pela maior rede pública de armazéns do Estado de São Paulo, com 12 unidades ativas em 11 municípios (Araraquara, Avaré, Bauru, Fernandópolis, Palmital, Presidente Prudente, São Joaquim da Barra, São Paulo, São José do Rio Preto, Tatuí e Tupã). Possui também 12 entrepostos no interior (Araçatuba, Araraquara, Bauru, Franca, Guaratinguetá, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba) e, ainda, o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), localizado na zona oeste da capital paulista, a maior central de abastecimento de alimentos da América do Sul e pela qual todo dia passam aproximadamente 48 mil pessoas e 14 mil veículos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários