Domingo, 13 de Julho de 2025
14°C 21°C
São Bernardo do Campo, SP
Publicidade

Com atendimento humanizado, Hospital de Câncer Anchieta é referência em tratamento oncológico

Moradora de São Bernardo que realizou tratamento no equipamento municipal de saúde elogia estrutura e acolhimento; Dia Mundial do Câncer conscientiza sobre a doença

Por: Redação
06/02/2025 às 22h30
Com atendimento humanizado, Hospital de Câncer Anchieta é referência em tratamento oncológico

"O SUS me salvou. O atendimento no Hospital de Urgência (HU) curou a minha infecção, meu derrame pleural, e no Hospital Anchieta me curei do câncer." Essa declaração cheia de emoção e gratidão é da confeiteira Andréia Leite, de 38 anos, moradora do Jardim das Orquídeas.

Uma dor na mama esquerda há cerca de dois anos chamou a sua atenção. Aos poucos, foi notando o surgimento de um nódulo e após consultas e exames, o diagnóstico: câncer de mama triplo negativo metastático. Foi uma longa jornada até a cura. Um processo que, segundo ela mesma, a transformou em uma mulher melhor, que hoje ajuda outras mulheres que também se tratam do câncer.

No dia 4 de fevereiro foi instituído o Dia Mundial do Câncer. Uma data não para se celebrar, mas para se lembrar a importância de hábitos saudáveis e o cuidado com a saúde, já que a maior parte dos cânceres têm grandes chances de cura se for descoberto precocemente, como ocorreu com Andreia. "O atendimento na atenção primária é muito importante, porque é ali que alguma alteração vai ser identificada", explicou a gerente assistencial do Hospital Anchieta, referência em tratamento de câncer em São Bernardo, Taís Vassi.

Foto

A gerente pontuou que alguns tipos de câncer têm relação com hereditariedade, porém, "na maioria dos casos, o câncer está relacionado com estilo de vida, exposição ao fumo, etilismo, sedentarismo, má-alimentação, idade e outros fatores", detalhou. "Em São Bernardo, uma vez diagnosticado com câncer, o paciente da atenção primária já é encaminhado para o Hospital Anchieta, obedecendo critérios de prioridade para o tratamento, de acordo com o tipo do câncer", completou.

Apenas os casos de câncer hematológicos e ósseos não são tratados no Hospital Anchieta. Nos casos clínicos os processos de quimioterapia, radioterapia ou medicação oral são feitos no equipamento. As cirurgias oncológicas são realizadas no Hospital de Clínicas e Hospital da Mulher. "A gente vem trabalhando na integração entre todos os serviços para que o paciente seja atendido mais brevemente possível, aumentando as suas chances de cura", relata Taís. "Temos uma equipe multidisciplinar completa, com atendimento para reabilitação dos pacientes que necessitam, tudo para que eles tenham o melhor atendimento possível", finalizou.

HUMANIZADO - A qualidade do atendimento no Hospital Anchieta é atestada por Andreia. "O tratamento foi muito humanizado e eu fiquei até surpresa. Fui muito bem tratada, os funcionários são muito carinhosos, desde a recepção", relatou. "Costumo falar que o hospital é uma extensão da minha casa, é uma família. Foi aqui que cuidaram de mim quando minha família não pode cuidar", emendou.

Andreia hoje arrecada itens para entregar as Sacolinhas de Amor, nome do seu projeto social iniciado no dia da última quimioterapia, em setembro de 2024. Com itens de higiene e beleza, ela quer transmitir a mensagem de que o câncer não é uma sentença de morte. "As pessoas, às vezes, olham para a gente como se estivéssemos desenganadas, mas a gente ainda tem vida. Com Deus à frente, com força de vontade, e é isso que eu quero lembrar para todas elas", sustentou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Transtornos Há 4 dias

Entenda sobre o Transtorno Desintegrativo da Infância

Doenças Há 2 semanas

Docente da USCS alerta sobre as doenças de inverno

O inverno no Brasil teve início na última sexta-feira (20) e já apresenta previsões de frio intenso em suas primeiras semanas. Mudanças nos costumes nessa estação, como não sair tanto ao ar livre, se mantendo em ambientes mais fechados; mudar a alimentação, ingerindo menos legumes e verduras e mais refeições quentes e densas; e realizar menos atividades físicas, são comuns para a maioria das pessoas, porém podem ser agravantes na transmissão das doenças respiratórias, ou “doenças de inverno”.

Saúde Mental Há 2 semanas

Esquizofrenia um Transtorno Mental que existe tratamento

A esquizofrenia é um transtorno mental crônico e grave que afeta a forma como a pessoa pensa, sente e se comporta. Os sintomas mais comuns incluem delírios (acreditar em coisas que não são reais), alucinações (como ouvir vozes), alterações no pensamento, na fala e no comportamento, além de retraimento social e dificuldades emocionais.

Conferência Há 3 semanas

Conferência Municipal debate políticas públicas de saúde para São Bernardo

Com o tema “Desafios e Perspectivas: Saúde pra Frente”, atividade será realizada nos dias 27, 28 e 29 de junho, nas dependências da Faculdade de Direito

Desenvolvimento Há 4 semanas

A importância da intervenção precoce no desenvolvimento infantil

A intervenção precoce é uma das estratégias mais eficazes quando pensamos no desenvolvimento saudável de bebês, especialmente daqueles que apresentam atrasos ou sinais de risco para transtornos do neurodesenvolvimento, como o autismo.