O mês de dezembro é um mês especial para celebrar em família o Natal e a chegada de um novo ano. Para os Anjos, família de São Bernardo do Campo, desde 2014, o mês de dezembro tem um toque especial devido a chegada de Jô, filha do casal Maria Angélica e Wilson dos Anjos, por meio das vias da adoção.
Maria Angélica, que até então era psicóloga, se tornou escritora, palestrante e coordenadora de um grupo de apoio de São Bernardo do Campo, o Anjos da Guarda, tendo sempre a colaboração e incentivo do esposo Wilson.
O Portal Leia São Bernardo fez uma entrevista exclusiva com esta família. Confira:
O que mudou na vida de vocês nestes 10 anos de família?
Maria Angélica e Wilson: Mudou toda a dinâmica da família. É como se após a vinda da filha, tivéssemos feito um upgrade, com novas e maiores funções.
Quais são as lições mais importantes que vocês aprenderam com a adoção?
Maria Angélica e Wilson: Em primeiro lugar, a responsabilidade de sermos pais de uma criança, pois precisamos educar, proteger e incentivar os nossos filhos e para tal, precisamos nos conhecer e nos aprimorar enquanto seres humanos. Somos responsáveis diretos por uma nova vida, que representa o futuro .
Em segundo lugar, revisamos os nossos objetivos de vida, deixando para trás o "eu" e trabalhamos no "nós".
Qual foi o momento mais especial que viveram em família?
Maria Angélica e Wilson: Foram muitos, e todas as vezes em que vimos a nossa filha sorrir foi um momento especial. Mas vamos eleger o passeio no Barco Pirata em Santa Catarina. Foi muito especial e divertido para todos nós e isto nos lembra que é muito importante termos coragem para conhecer coisas novas.
Quais são as atividades favoritas que vocês fazem juntos como família?
Maria Angélica e Wilson: Assistir filmes e séries. Na época da pandemia maratonamos muito, e temos lembranças muito especiais e positivas daqueles momentos.
Como família, o que sonham, planejam para o futuro?
Maria Angélica e Wilson: Ver a nossa filha formada na área que ela tanto deseja - artes cênicas, teatro e cinema - e passearmos e viajarmos bastante.
Um conselho para quem pensa em adotar, mas tem receio
Maria Angélica e Wilson: Procure se informar, conhecer pessoas que já adotaram, frequentem grupos de apoio à Adoção, leiam bastante sobre o tema. Ser pai ou mãe é um caminho cheio de desafios e também repleto de grandes alegrias.
Uma mensagem para quem está na fila da adoção
Maria Angélica e Wilson: Perseverem em seus sonhos e sigam sempre o seu coração. O amor transforma, trata e cura as dores da alma.
A filha Jô, que chegou ao lar do casal aos 8 anos e meio de idade,
atualmente está com 18 anos, repleta de sonhos e gratidão.
Como você se sente completando 10 anos de família Anjos?
Jô: Me sinto extremamente grata a vida por ter pais tão maravilhosos, que me amam e me apoiam, isso não tem preço. 10 anos dos Anjos, um marco!
Qual foi o momento mais especial que viveram em família?
Jô: Foram tantos... difícil escolher só um, mas provavelmente o dia em que a guarda provisória virou adoção concluída e na minha certidão de nascimento constava o meu sobrenome: Amarante dos Anjos.
Quais são seus planos para o futuro?
Jô: Eu quero ser atriz! é meu sonho desde criança. Depois quero me formar como diretora, produtora e roteirista (cineasta).
Um conselho para quem pensa em adotar, mas tem receio
Jô: Tudo que uma criança ou um adolescente que está abrigado em casas de acolhimento deseja é ter uma familia. Pertencer, ser amado.
Se você tem o sonho de se tornar pai ou mãe, dê uma chance para esses jovens.
P.S: E pra ser sincera, filho é tudo igual, independente se veio da barriga ou de um sonho.
Uma mensagem que você gostaria de deixar para as crianças e adolescentes que estão à espera de um lar
Jô: Estamos trabalhando a todo vapor pra formar pais e mães que possam acolhe-los e ama-los do jeito que vocês merecem. vocês terão uma família!
Para conhecer mais sobre a história da família Anjos bem como os livros de Maria Angélica e outros projetos, acesse a página do Facebook "Anjos da Guarda - Serviços de Apoio à adoção".