Sábado, 25 de Janeiro de 2025
20°C 30°C
São Bernardo do Campo, SP
Publicidade

Os 4 princípios da inteligência emocional

Por: Redação Fonte: Raul Ribeiro da Silva
05/12/2024 às 02h06 Atualizada em 05/12/2024 às 09h24
Os 4 princípios da inteligência emocional

"A cada 10 dias, geramos um volume de dados equivalente ao que criamos do início da civilização até 2003" - Eric Schmidt, CEO da Google

Isso se chama intoxicação. Excesso de informação sem ter o controle de tudo. Com isso, posso afirmar que aumenta seu nível de estresse, fomentando suas emoções, fazendo você tomar decisões erradas e perder o equilíbrio quando se deveria tê-lo.

Você pode ser muito inteligente, mas se não tiver controle de suas emoções, você fica como um carro desgovernado em uma pista.

"O todo é maior do que a soma das partes".

Essa é uma frase Gestaltica onde lhe da referência sobre a visão das coisas. No entanto, quero trazer para o todo do ser humano. Não adianta você cuidar de sua aparência; cuidar do seu cérebro de modo pragmático e não ter uma boa gestão emocional.

Foto

Já é uma estatística, 58% do seu desempenho profissional está relacionado a sua inteligência emocional.

Não vou te fazer ler esse artigo somente no intuito de te levar a refletir sobre a importância, isso você já sabe. Vou te apresentar os 4 princípios da Inteligência Emocional.

4 PRINCÍPIOS:

1° AUTOCONHECIMENTO:
É saber quais são seus gatilhos emocionais. Quem e em que posição você está no ciclo das ações. Saiba, toda ação tem um resultado. Autoconhecimento implica saber quais são suas crenças, quais são suas principais realizações, quais são suas paixões, quais são suas principais forças, quem são seus "gurus", qual seu nível de conhecimento e repertório. E por ai vai…

2° AUTOGESTÃO:
Sabendo de todas essas informações sobre si, agora, basta gerenciá-las. Descubra quais são seus sabotadores (o crítico é o maior deles), pois neste exercício de autogestão, você terá que mapear dores externas. Independente se são dores internas e externas, você terá que encarar como obstáculos a serem vencidos. Estudo sobre suas características. Conheça seus "inimigos".

3° EMPATIA:
Neste princípio eu posso te afirmar algo: a metade das pessoas que trabalham com você, estão procurando outro emprego. E na maioria desses casos é por causa dos líderes. Ou seja, você acha que conhece a pessoa que está ao seu lado, mas não, você nunca fez o exercício de se colocar no lugar dela, sendo ela! Uma dica de ouro que eu te daria nesse princípio: pare de interpretar as pessoas, apenas observe. Não julgue e vença alguns obstáculos da Empatia. Quais são esses obstáculos? querer resolver a vida do outro, competição, consolar, encerrar o assunto e etc…

4° GESTÃO DE PESSOAS:
O quanto você é engajado com a equipe, família e comunidade. Você pode ajudar a pessoa ou apenas mostrar o que é para ela fazer. Ela pode te fazer um pedido, você pode negociar esse pedido. Tenha o que na psicologia nós chamamos de consciência social: quando você consegue ler o grupo, fazer bem a alguém e ter atos de bondade.

NÃO SABE POR ONDE COMEÇAR?

Comece por essa sequência que está aqui. Reconheça seu gaps e comece já! Inteligência Emocional é um dos maiores diferenciais. Hoje se você tem mais de 30 anos de idade e não tem inteligência emocional, há algo de errado com você. Pois a inteligência emocional, não é adquirida somente a base de estudos, mas nas experiências.

Inteligência emocional faz nos sentir seguros, sempre em busca de crescimento. A gente enfrenta os problemas mesmo com medo. Ficamos preparados para tudo. Entenda, todo comportamento é para atender a uma necessidade. E a sua capacidade humana de decidir está intimamente ligada a sua inteligência emocional.

Raul Ribeiro da Silva
Psicólogo Clínico e Organizacional
CRP: 06/196365

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Felipe Teixeira Há 2 meses São Bernardo do Campo - São pauloTop , parabéns pelo texto . Realmente se conhecer é complicadíssimo … E usar a inteligência emociona ainda mais complicado.
Mostrar mais comentários