Sábado, 25 de Janeiro de 2025
20°C 30°C
São Bernardo do Campo, SP
Publicidade

Ocupação Cultural CDC Vento Leste encerra ano com evento literário e sarau imperdível

Ao transformar um terreno abandonado em um pólo de arte, resistência e criatividade, o CDC Vento Leste se tornou um dos principais centros culturais da Zona Leste. Com uma programação diversificada, o espaço reúne coletivos e artistas locais, celebrando a identidade cultural periférica.

Por: Redação
03/12/2024 às 23h28
Ocupação Cultural CDC Vento Leste encerra ano com evento literário e sarau imperdível

CDC Vento Leste: Um pólo de cultura, resistência e transformação social na Zona Leste de São Paulo

O CDC Vento Leste, uma das mais tradicionais ocupações culturais da Zona Leste de São Paulo, celebra a literatura marginal e a resistência cultural com o Sarau do Livro Inteiro, no dia 07 de dezembro de 2024, às 16h30, com entrada gratuita. O evento será realizado na Biblioteca Comunitária do CDC Vento Leste, uma biblioteca especialmente dedicada à poesia. 

Foto
Catavento

O Sarau do Livro inteiro é um evento que reúne, uma vez ao mês, pessoas interessadas em ouvir e refletir sobre processos criativos. O evento intitulado sarau, traz a ideia do encontro em torno da poesia, no entanto, em vez de convidar as pessoas a falar poesia, o evento se baseia na ideia de ouvir. Assim, todo mês convidamos um poeta para ler um livro seu, inteiro, inédito ou publicado, a fim de compartilhar processos, impressões, aproximando leitores e escritores na periferia da cidade.

O evento contará com a participação especial do escritor Giovane Baffô, autor e poeta de destaque da cena literária periférica, que compartilha suas vivências e provocações sobre a realidade das periferias e o poder da literatura como forma de resistência e afirmação de identidade.

Localizado no bairro Jardim Triana, próximo ao metrô Patriarca, o CDC Vento Leste nasceu da ocupação de um terreno abandonado, o antigo CDM (Centro Desportivo Municipal). Desde 2000, quando o Coletivo Dolores Boca Aberta se instalou no local, o espaço foi revitalizado e transformado em um símbolo de resistência. O CDC se tornou um centro cultural vibrante, reunindo grupos de diferentes linguagens artísticas, e promovendo uma programação diversificada, com atividades que vão de teatros a oficinas, passando por eventos literários como o Sarau do Livro Inteiro.

Além do Coletivo Dolores, outros grupos também atuam no CDC, como Grupo Esquadrão Capoeira, Cia Teatral As Cabras de Orleans, Cia Tombo, Autonomia Vento Leste (horta comunitária), Futebol da Comunidade Paraguaia e Comunidade Boliviana, Basqueste (Street ball), Yoga na Quebrada, Jiu Jitsu e a Biblioteca Comunitária. Juntos, esses coletivos promovem uma programação cultural e esportiva rica, com foco na comunidade local.

Foto
Salão do Evento
Foto
Biblioteca

Nos últimos meses, o CDC Vento Leste recebeu diversas atividades de destaque, como as temporadas de Espetáculos com as produções Anas, Miquitas, Coras e Outras Mulheres e Bóris Não Está Pronto, ambas do Coletivo Dolores Boca Aberta. Além disso, ocorreram oficinas de teatro, circo infantil, yoga, escultura, capoeira e jiu jitsu, além de mutirões comunitários para revitalização da horta comunitária e encontros no Grupo de Estudo da Biblioteca Comunitária. O espaço também realizou a tradicional Festa Julina dos Coletivos, com apresentações de grupos de cultura popular como o BaqueCT.

Entre os marcos mais recentes, destaca-se a Reinauguração da Quadra, com a instalação de uma escultura em homenagem ao líder comunitário Krlão, que se junta às outras esculturas presentes no espaço. O CDC também foi sede da II FLOC – Festival Literário Ocupação CDC Vento Leste, que reuniu centenas de pessoas em celebração à literatura marginal, com o tema "Poesia é Praça". O festival consolidou o CDC como um dos maiores eventos culturais da região e no calendário literário da cidade, destacando a produção artística local e o poder da arte na resistência contra as desigualdades sociais.

O CDC Vento Leste segue sendo um pólo de resistência e transformação, um espaço que reflete a força da arte como ferramenta de mudança social e identidade cultural.

Serviço: Sarau do Livro Inteiro 
Data: 07 de dezembro de 2024 (sábado)
Horário: 16h30
Local: CDC Vento Leste - Rua Frederico Brotero, 60 - Metrô Patriarca- Jardim Triana - Vila Ré - Zona Leste - São Paulo - SP
Não possui estacionamento. Acessibilidade: Não. Capacidade: 200 lugares. 
Entrada: Gratuita. Classificação: Livre

Foto
Xandi Gonça
Foto
Giovanne Baffô
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Projeto Social
Projeto Há 1 mês

Projeto social distribuiu presentes em São Caetano do Sul

“Kickboxing e Saúde para todos” - Atitude, Respeito, Amor e Disciplina

Agenda Cultural Há 2 meses

Agenda Cultural da Zona Leste de São Paulo: Fim de Semana de Arte e Resistência

Na próxima quinzena, a arte que nasce na Zona Leste de São Paulo ganha destaque com uma programação diversificada, celebrando a criatividade e a resistência dos artistas deste território. Com eventos gratuitos, a agenda oferece uma oportunidade única de vivenciar a arte da periferia paulistana.

Show Há 2 meses

Cantor e compositor Francis apresenta novo show com tradução em LIBRAS em São Bernardo

Acompanhado pelo instrumentista Daniel Agabiti, Aline Machado como Backing Vocal e pelo intérprete de LIBRAS Fauston Della Flora, Francis apresenta um show com suas músicas autorais, combinando voz, violão e arranjos eletrônicos. Com influências de indie e pop rock, a performance promete uma experiência sonora única e envolvente.

Lançamento de livro Há 2 meses

Cia Estrela D'Alva promove lançamento do livro “URUCUM: as árvores não têm culpa” em Santo André

Idealizado pela atriz e escritora Lígia Helena, da Cia. Estrela D'Alva de Teatro, o livro, que também estará disponível em versão audiobook, promete atrair a atenção de leitores e ouvintes com uma narrativa potente e uma reflexão profunda sobre identidade, ancestralidade e as histórias que nos atravessam.

Espetáculo Há 2 meses

Cia do Tijolo estreia “Restinga de Canudos” com temporada gratuita no CEU Carrão, na Zona Leste

O espetáculo homenageia a educação feita em movimentos populares e emociona ao narrar histórias de pessoas que resistiram à Guerra de Canudos, provocando reflexões sobre o Brasil e suas raízes profundas.