Sábado, 25 de Janeiro de 2025
20°C 30°C
São Bernardo do Campo, SP
Publicidade

Lula lança oficialmente a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza na Cúpula do G20

Iniciativa da presidência brasileira à frente do fórum global já conta com a adesão de mais de 80 países; Argentina ficou de fora

Por: Redação
18/11/2024 às 14h22
Lula lança oficialmente a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza na Cúpula do G20

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou oficialmente nesta segunda-feira a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza na Cúpula do G20, principal iniciativa da presidência brasileira à frente do fórum global, que já conta com a adesão de mais de 80 países. Em seu discurso de abertura da cúpula de chefes de Estado, o presidente agradeceu a "generosidade" dos líderes presentes, que transformarão "o Rio de Janeiro na capital do mundo" nestes dois dias cúpula. A Argentina, que inicialmente não estava na lista de participantes, decidiu aderir a iniciativa após o anúncio.

- A Aliança nasce no G20, mas seu destino é global. Que esta cúpula seja marcada pela coragem de agir. Por isso quero declarar oficialmente lançada a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza — disse. — É muito importante o que vamos discutir aqui, e eu tenho certeza que, se nós assumirmos a responsabilidade por esses assuntos da fome e da pobreza, poderemos ter sucesso em pouco tempo.

Com a Argentina, a iniciativa conta com a adesão de 148 membros fundadores, incluindo 82 países, a União Africana, a União Europeia, 24 organizações internacionais, nove instituições financeiras internacionais e 31 organizações filantrópicas e não governamentais.

No lançamento da iniciativa, o presidente brasileiro descreveu a capital fluminense, "que é conhecida como Cidade Maravilhosa", como a "síntese dos contrastes que caracterizam o Brasil, a América Latina e o mundo":
- De um lado, a beleza exuberante da natureza sob os braços abertos do Cristo Redentor, um povo diverso, vibrante, criativo e acolhedor. De outro, injustiças sociais profundas. O retrato vivo de desigualdades históricas e persistentes.

Segundo relatório recente da FAO, cerca de 733 milhões de pessoas passaram fome no mundo em 2023. O contingente equivale às populações de Brasil, México, Alemanha, Reino Unido, África do Sul e Canadá juntos, destacou Lula.

- São mulheres, homens e crianças, cujo direito à vida e à educação, ao desenvolvimento e à alimentação são diariamente violados — acrescentou Lula. — Em um mundo no qual os gatos militares chegam a dois trilhões e quatrocentos bilhões de dólares, isso é inaceitável.

De acordo com o presidente brasileiro, o G20 representa 85% dos US$ 110 trilhões do PIB mundial e responde por 75% dos US$ 32 trilhões do comércio de bem de serviço, além de dois terços dos 8 bilhões de habitantes do planeta Terra.

Compete aos que estão aqui, em volta desta mesa, a inadiável tarefa de acabar com essa chaga que envergonha a humanidade. Por isso, colocamos como objetivo central da presidência brasileira no G20 o lançamento de uma aliança global contra a fome e a pobreza. Este será o nosso maior legado. Não se trata apenas de fazer justiça. Esta é uma condição imprescindível para construir uma sociedade mais próspera e um mundo de paz.

Argentina de fora
Inicialmente, a Argentina era o único país membro do G20 que não iria aderira à aliança — o governo brasileiro já sabia desde o início da semana passada que o governo de Javier Milei, um admirador de Donald Trump, não apoiaria as principais bandeiras da presidência brasileira no G20. Mas, de última hora, o país anunciou sua adesão após não constar em uma primeira lista não oficial.

Após confirmaram a incorporação da Argentina à lista, um negociador argentino explicou a mudança de posição:

Aderimos com nossos próprios princípios e fundamentos sobre macroeconomia estável, condições de investimento e geração de emprego.

A Argentina de Milei tem sua própria versão para explicar por que o presidente argentino decidiu apoio a principal proposta de Lula na cúpula do Rio. Houve, em palavras dos argentinos, “um esforço para encontrar a criatividade que era necessária para contar com a adesão da Argentina”. Ou seja, o relato da Casa Rosada é de que suas demandas foram aceitas, priorizando a adesão de um país vizinho e de peso na região. Outra fonte do governo argentino disse que “a aliança é flexível, e cada país poderá escolher sua forma de adesão”.

Milei e Lula, cujos países fazem fronteira, têm uma relação tensa desde antes de o governante argentino assumir o poder em dezembro. O presidente argentino é crítico do multilateralismo e lidera em seu país uma forte política de corte de gastos públicos em meio ao combate à inflação. O outro lado do seu ajuste foi uma forte recessão econômica e um aumento de 11 pontos na pobreza, que afetou 53% dos cidadãos argentinos durante o primeiro semestre de 2024, segundo dados oficiais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
ONU Há 18 horas

Prefeito da Grande São Paulo sanciona Plano Diretor baseado em metas de desenvolvimento da ONU

Chefe do Executivo de Itaquaquecetuba-SP, Eduardo Boigues (PL), agora discute o uso e a ocupação do solo e um novo Código de Obras; lei pensa a cidade de meio milhão de habitantes para os próximos 30 anos

USCA Há 3 dias

USCS presta assistência jurídica gratuita à comunidade

Além da prestação de serviços à comunidade, o NAJ é campo de estágio de estudantes de Direito da universidade.

Restaurantes Há 1 semana

Tarcísio publica decreto que fixa ICMS em 4% para bares e restaurantes; porcentagem foi prometida à Fhoresp em audiência

Decreto 69.314 foi veiculado no Diário Oficial (D.O.) nesta sexta-feira (17/1) e tem validade até dezembro de 2026; para Federação, resultado é fruto de intensa mobilização contra possível aumento de quase 300% do Regime Especial de Tributação

Swift Há 1 semana

CTR de São Bernardo promove processo seletivo de emprego em parceria com a Swift

Seleção, realizada nas dependências de equipamento municipal, oferta 30 novas vagas de trabalho para diferentes níveis de escolaridade

Economia Há 1 semana

“Temos um governo atrapalhado, que quer arrecadar às custas do trabalhador; uma lambança”, diz Rosana Valle sobre revogação de monitoramento do Pix

Para deputada federal do PL-SP, recentes decisões do PT na Receita Federal são “retrocesso”; em vídeo publicado nas redes sociais, liberal ainda alerta para um consumidor sem poder de compra e para preços inflacionados no Brasil