Sábado, 25 de Janeiro de 2025
20°C 30°C
São Bernardo do Campo, SP
Publicidade

“Projeto que proíbe celular na escola não é censura, mas, sim, disciplina”, defende deputado favorável à proposta

Para Rafa Zimbaldi (Cidadania-SP), projeto de lei que restringe estudantes de usarem aparelho eletrônico com acesso à Internet durante a aula garante “vivência coletiva”; texto segue para sanção do governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos)

Por: Redação
16/11/2024 às 23h42
“Projeto que proíbe celular na escola não é censura, mas, sim, disciplina”, defende deputado favorável à proposta

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou nessa terça-feira (12/11) o projeto de lei 293/2024 que proíbe o uso de celulares em escolas públicas e privadas em território bandeirante. O deputado Rafa Zimbaldi (Cidadania-SP), favorável à proposta, defende que a medida, que segue para a sanção do governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), não é censura, mas, sim, disciplina para todos os alunos da rede estadual de ensino e da rede privada.

A proposta restringe que estudantes usem qualquer tipo de aparelho eletrônico com acesso à Internet durante o período de aulas, incluindo intervalos:

"O estudante precisa ter a vivência coletiva da hora do recreio; brincar e interagir com seus colegas, e precisa prestar atenção no que o professor está compartilhando em sala de aula. A disciplina, nesses casos, é imprescindível. Não é censura", argumenta Rafa.

O projeto de lei 293/2024 que veda a utilização de aparelhos eletrônicos em escolas públicas e particulares no estado de São Paulo também lista os momentos em que o uso será permitido. De acordo com o texto, alunos poderão manusear celulares quando houver necessidade pedagógica e o ensino direcionado com conteúdos digitais. Estudantes com deficiência que necessitam de auxílio tecnológico na escola também estão liberados:

"Quando falamos sobre o uso do aparelho móvel em ambiente escolar, diz respeito ao ensino de Tecnologia, e em outras situações muito específicas - não estamos falando da utilização de forma deliberada, com o celular na mão do aluno como uma distração", complementa o deputado do Cidadania.  

Os educandos que levarem os aparelhos para a aula deverão deixá-los armazenados, de forma segura, sem a possibilidade de acessá-los durante todo o período que permanecerem na escola, incluindo os intervalos.

No entendimento de Rafa, a proibição ainda garante que os alunos não acessem no celular conteúdos considerados inapropriados, nem lancem mão de Inteligência Artificial (I.A.) também de forma reprovável.

Cidadania Digital
O voto favorável do parlamentar do Cidadania-SP à proibição de celulares nas escolas paulistas está apoiado no projeto de lei 1.193/2019, já aprovado pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp. De autoria de Rafa, o texto institui em todas as escolas públicas e privadas de educação básica o programa "Cidadania Digital".

O objetivo da proposta é incentivar o exercício da cidadania por meio de comportamento adequado, responsável e saudável face ao uso da Internet e de outros recursos tecnológicos:

"O programa visa capacitar os estudantes, para que saibam identificar conteúdo prejudicial ou inadequado no ambiente digital", reforça o deputado.

Foto

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
ONU Há 18 horas

Prefeito da Grande São Paulo sanciona Plano Diretor baseado em metas de desenvolvimento da ONU

Chefe do Executivo de Itaquaquecetuba-SP, Eduardo Boigues (PL), agora discute o uso e a ocupação do solo e um novo Código de Obras; lei pensa a cidade de meio milhão de habitantes para os próximos 30 anos

USCA Há 3 dias

USCS presta assistência jurídica gratuita à comunidade

Além da prestação de serviços à comunidade, o NAJ é campo de estágio de estudantes de Direito da universidade.

Restaurantes Há 1 semana

Tarcísio publica decreto que fixa ICMS em 4% para bares e restaurantes; porcentagem foi prometida à Fhoresp em audiência

Decreto 69.314 foi veiculado no Diário Oficial (D.O.) nesta sexta-feira (17/1) e tem validade até dezembro de 2026; para Federação, resultado é fruto de intensa mobilização contra possível aumento de quase 300% do Regime Especial de Tributação

Swift Há 1 semana

CTR de São Bernardo promove processo seletivo de emprego em parceria com a Swift

Seleção, realizada nas dependências de equipamento municipal, oferta 30 novas vagas de trabalho para diferentes níveis de escolaridade

Economia Há 1 semana

“Temos um governo atrapalhado, que quer arrecadar às custas do trabalhador; uma lambança”, diz Rosana Valle sobre revogação de monitoramento do Pix

Para deputada federal do PL-SP, recentes decisões do PT na Receita Federal são “retrocesso”; em vídeo publicado nas redes sociais, liberal ainda alerta para um consumidor sem poder de compra e para preços inflacionados no Brasil