Sábado, 25 de Janeiro de 2025
20°C 30°C
São Bernardo do Campo, SP
Publicidade

A COP29 e a importância da participação de Taiwan nos debates ambientais

Por: Redação
12/11/2024 às 14h27
A COP29 e a importância da participação de Taiwan nos debates ambientais

Dra. Celeste Leite dos Santos (MP-SP) e Dr. Pedro Pereira Gomes

A Conferência das Nações Unidas, também conhecida como ECO-92 ou RIO-92, abrigada no Rio de Janeiro, em 1992, foi a maior da história sobre preservação do Meio Ambiente e Desenvolvimento. O Brasil foi escolhido, na ocasião, como nação anfitriã da ECO-92 em decorrência de sua importância ambiental e liderança global em questões relacionadas à biodiversidade e florestas, entre outros fatores.

A ECO-92 estabeleceu a dinâmica de Conferências das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, as COPs, como o principal fórum para coordenar a resposta mundial à mudança do clima. A primeira COP aconteceu em 1995, em Berlim, na Alemanha.

A COP21, realizada em 2015, na França, estabeleceu o Acordo de Paris, que, por sua vez, introduziu a obrigatoriedade de todos os países apresentarem metas de redução de emissões e cumpri-las para manter o aumento da temperatura do planeta abaixo de 1,5°C até o final do século 21; reduzir a emissão de gases do efeito estufa; e, ainda, fortalecer a capacidade das nações para lidarem com os impactos das mudanças climáticas.

Neste ano de 2024, de 11 a 22 de novembro, em Baku, no Azerbaijão, acontece a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas - a COP29. Para que os objetivos traçados no Acordo de Paris sejam alcançados, é necessário que mais nações sejam convidadas a participar das discussões em tela, mesmo que não pertençam à Organização das Nações Unidas (ONU). É o caso, por exemplo, de Taiwan, que não é membro reconhecido pela ONU, em razão de divergências políticas sobre a sua independência envolvendo um membro poderoso: a China.

Contudo, havendo contraposição política ou não, é extremamente importante e necessária a abertura para que mais países integrem os debates da COP.

Mesmo que Taiwan ainda não seja considerada nação independente por parte da China, detém governo e estrutura locais, que, efetivamente, organizam e controlam a administração interna, formulando e executando políticas públicas.

Medidas, inclusive, já estão sendo tomadas, ao longo de 2024, pelo governo taiwanês, para auxiliar o mundo a atingir os objetivos do Acordo de Paris. Entre elas, a formação do Comitê Nacional de Mudanças Climáticas, responsável por formular estratégias concretas contra a crise do clima; a divulgação do primeiro Relatório Nacional Científico sobre Mudanças Climáticas; o fortalecimento de seu quadro jurídico ambiental; e a colaboração com parceiros internacionais.

Além do mais, há de se considerar, ainda, que o território insular tem grande população e é destacado produtor de chips e de semicondutores — portanto, a preocupação ambiental deve ser constante por lá.

Assim, a participação de Taiwan na COP29, bem como de outros países que se encontram na mesma condição de não-membros da ONU, é essencial, para que essas nações possam trocar experiências e estratégias com as demais. A ideia é facilitar e acelerar, desta maneira, que sejam atingidos os objetivos do Acordo de Paris, por um mundo ambientalmente mais sustentável.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
ONU Há 17 horas

Prefeito da Grande São Paulo sanciona Plano Diretor baseado em metas de desenvolvimento da ONU

Chefe do Executivo de Itaquaquecetuba-SP, Eduardo Boigues (PL), agora discute o uso e a ocupação do solo e um novo Código de Obras; lei pensa a cidade de meio milhão de habitantes para os próximos 30 anos

USCA Há 3 dias

USCS presta assistência jurídica gratuita à comunidade

Além da prestação de serviços à comunidade, o NAJ é campo de estágio de estudantes de Direito da universidade.

Restaurantes Há 1 semana

Tarcísio publica decreto que fixa ICMS em 4% para bares e restaurantes; porcentagem foi prometida à Fhoresp em audiência

Decreto 69.314 foi veiculado no Diário Oficial (D.O.) nesta sexta-feira (17/1) e tem validade até dezembro de 2026; para Federação, resultado é fruto de intensa mobilização contra possível aumento de quase 300% do Regime Especial de Tributação

Swift Há 1 semana

CTR de São Bernardo promove processo seletivo de emprego em parceria com a Swift

Seleção, realizada nas dependências de equipamento municipal, oferta 30 novas vagas de trabalho para diferentes níveis de escolaridade

Economia Há 1 semana

“Temos um governo atrapalhado, que quer arrecadar às custas do trabalhador; uma lambança”, diz Rosana Valle sobre revogação de monitoramento do Pix

Para deputada federal do PL-SP, recentes decisões do PT na Receita Federal são “retrocesso”; em vídeo publicado nas redes sociais, liberal ainda alerta para um consumidor sem poder de compra e para preços inflacionados no Brasil